Única campeã do Inter 2020, Escola Municipal Olímpica Carioca Doutor Sócrates recebe o troféu do xadrez online
Clique para ampliar

Ano que vem o Intercolegial vai completar 40 anos de competições ininterruptas. Nem a pandemia foi capaz de frear os Jogos entre estudantes mais tradicionais do Brasil. Mesmo com o país praticamente parado, o xadrez online movimentou a temporada, em junho de 2020, e consagrou a Escola Municipal Olímpica Carioca Doutor Sócrates, de Guaratiba, como única campeã do ano passado.

Os troféus e as medalhas, verdadeiras relíquias e lembranças únicas do Inter 2020, só puderam ser entregues neste sábado (13-11), quando a modalidade aconteceu de forma presencial, na unidade de Bento Ribeiro, do Santa Mônica Centro Educacional. No fim da competição, tanto a Doutor Sócrates, como o Loide Martha, segundo colocado do xadrez online, que haviam acabado de conquistar ótimos resultados também nos tabuleiros, tiveram mais uma alegria e foram agraciados com duas premiações. 

Campeã pela Doutor Sócrates no ano passado, Dyana Julia Ferreira recebeu sua medalha de ouro ganha remotamente e ainda faturou a prata sub-15 não federada de forma presencial. Os demais vencedores que receberam os prêmios de 2020 foram Miguel de Souza, Jorge Gabriel Capote e Manuela Vilar. Coube ao técnico Flávio Silva de Araújo receber o troféu do único campeão do Intercolegial em 2020.

Outro que ganhou dose dupla de medalhas foi Andrew de Carvalho Leite, do Loide Martha. O enxadrista ganhou a medalha de ouro na categoria sub-18 livre do xadrez online e teve papel decisivo no vice-campeonato da escola de Caxias. Já no Inter 2021, o jovem de 16 anos ficou com a prata na mesma categoria. Quarto colocado neste sábado, Kayke Pereira também recebeu a sua medalha de ouro do ano passado. Rafaelle Queiroz e Roger Novaes completaram o quarteto de prata virtual, sob o comando do professor Ramon Oliveira.

Terceiro colocado no xadrez online em 2020, a Escola Municipal Olímpica Nelson Prudêncio da Ilha do Governador, não se inscreveu no Intercolegial 2021.

O 39° Intercolegial é uma realização do jornal O GLOBO em parceria com o Sesc RJ e produção da Abadai.

Na foto abaixo, a equipe do Loide Martha, vice-campeã do xadrez online do Inter 2020.

FOTOS: Ari Gomes




Voltar