Tijuca domina os primeiros confrontos da categoria sub-18 não federada pela segunda rodada do vôlei
Clique para ampliar

Não teve espaço para zebra na primeira rodada do vôlei sub-18 não federado do Intercolegial. Todos os favoritos avançaram nas partidas disputadas neste domingo, no ginásio do Sesc Tijuca. Uns com mais e outros com menos dificuldade. Entre as meninas, destaque para as escolas que jogaram em casa: Marista São José, Sistema Elite de Ensino e Sesi Maracanã, todos da Tijuca, venceram seus jogos, enquanto as garotas do Sul-Americano venceram o último jogo do dia. Na única partida entre os garotos, o Notre Dame, de Ipanema, levou a melhor sobre o Cerc.

Logo na primeira partida desta manhã, o Marista São José não teve dificuldade para passar sobre o Camões-Pinóchio. A escola tijucana fez incríveis 25 sets a 0 no primeiro set e 25 x 9 no segundo. Com um ótimo saque, o tradicional escola tijucana não deu chances para as adversárias, que, ainda assim, mostraram muita vontade dentro de quadra. A técnica Eliana Mattos comentou o placar atípico.

– No segundo set elas erraram coisas normais, do jogo, nenhum jogo é perfeito. No primeiro set a gente ficou no saque direto. Foram 25 saques consecutivos. E isso deu uma tranquilidade para a equipe – afirma a professora, acrescentando que a equipe precisa de mais experiência:

– O time é iniciante, com uma idade até um pouco inferior para a categoria, assim como o nosso adversário, que também faz um trabalho iniciante, que é muito bom para o esporte do Rio, estamos precisando disso na cidade. Foi muito bom, muito proveitoso, deu condição a minha equipe desenvolver o jogo.

Na única partida da categoria masculina do dia, o Notre Dame, inscrito pela unidade de Ipanema, e o Cerc, da Vila da Penha, fizeram um jogo equilibrado, principalmente no primeiro set. Mas quem levou a melhor foram os meninos da escola da Zona Sul, com vitória por 2 sets a 0 (25 x 17/25 x 11).

Jogando praticamente em casa, com apoio de uma torcida muito numerosa e animada, o Sesi Maracanã passou pelo Centro de Formação Nogueira Mineiro, de Caxias. Mas o jogo não foi fácil. Muito pelo contrário, foi o duelo mais disputado da segunda rodada do vôlei. O Sesi, inclusive, saiu perdendo no primeiro set, mas conseguiu virar a partida para 10 a 9 e depois manteve a frente, fechando o jogo em 2 sets a 0 (25 x 20/25 x 18).

Equipes fortes no cenário da modalidade do Intercolegial, o Elite e o Triângulo também fizeram um jogo equilibrado no Sesc Tijuca. A escola inscrita por sua unidade tijucana chegou a estar perdendo por 9 a 4 no primeiro set, mas com um ótimo poder de reação e contando com a categoria da ponteira Evelyn Cristina, que fez nove pontos só no primeiro período do jogo, o Elite venceu o adversário de Bento Ribeiro por 2 sets a 0 (25 x 15/25 x 19).

Para o técnico Paulo Romero, a ansiedade por fazer uma boa campanha depois de certa decepção no ano passado acabou atrapalhando a equipe, principalmente no início do confronto.

– Bateu um pouco de ansiedade e nervosismo da estreia. Porque ano passado esse time bateu na trave (ficou na quarta colocação), mas poderia ser campeão. Ainda é  um time novo. Em 2018 a maioria tinha 15 anos. Agora a média é de 16 e o time vem crescendo muito nos últimos dois meses – afirma o professor. – Precisamos trabalhar bastante coisa porque, a partir de agora, os jogos serão cada vez mais difíceis. A ansiedade pela derrota no ano passado fez diferença hoje. Tem o ponto positivo de que o time conseguiu se reequilibrar dentro de quadra. E quando entrou no jogo, manteve até o final. O importante foi esse poder de reação – encerra Romero.

No último jogo deste domingo, as meninas do Sul-Americano, do Recreio, não tiveram maiores dificuldades para fazer 2 sets a 0 (25 x 6/25 x 9) sobre o Colégio Hermann, de Olaria. Para o técnico Rafael Correa, do time vencedor, o que vale são as meninas de todas as escolas terem a oportunidade de praticar o esporte.

– O melhor foi o comportamento do time em quadra, mesmo desfalcado. Por ser um jogo tranquilo, não tem como avaliar até onde podemos ir. Mas entendo o outro time, também é uma escola que está iniciando um trabalho. E o mais importante disso são as garotas terem espaço para praticar o esporte. Sem o apoio do colégio e do Intercolegial, nós estaríamos muito mal. Fiquei super feliz com a vitória delas, foi um dia legal por causa disso – comemora Rafael.

O 37° Intercolegial é apresentado pelo Sesc, realizado pelo jornal O GLOBO e produzido pela Abadai Eventos.





Voltar