Sobrinho de Bárbara Timo, Eduardo Chianca fatura medalha de bronze no judô
Clique para ampliar

Entre diversas competições e a preparação para uma possível participação nas Olimpíadas de Tóquio 2020, a judoca da seleção brasileira e do Pinheiros, de São Paulo, Bárbara Timo aproveitou seu tempo livre para acompanhar seu sobrinho no Intercolegial 35 anos. E o menino está seguindo os passos da tia. Eduardo Chianca, de 11 anos, do GEO Juan Antônio Samaranch, de Santa Teresa, faturou uma medalha de bronze no judô, em competição realizada no Jequiá Iate Clube, na Ilha do Governador.

Bárbara aproveitou para relembrar seus tempos de Intercolegial. A judoca também disputou a competição quando estudava no CEL (Centro Educacional da Lagoa). Atualmente, ela estuda na Universidade Estácio de Sá e valoriza o esporte como ferramenta na formação das pessoas:

— É muito boa essa fase do Intercolegial. O colégio apoiar o esporte é uma base muito boa para o crescimento do aluno, não só como atleta mas também como cidadão. Ter sempre a escola como aliada do esporte de alto rendimento é muito importante. Hoje eu ainda sigo isso, tenho bolsa na Estácio de Sá, que me deu a oportunidade de lutar no Universíade em Taipei — disse Bárbara, que ganhou medalha de ouro na categoria até 70 kg na competição universitária disputada em agosto na capital do Taiwan.

E esse foi só um dos títulos que a judoca ganhou recentemente. Todos eles tem contado pontos para a preparação e para a disputa de uma vaga nas próximas Olimpíadas:

— Estou tendo um ano incrível, ganhei o Universíade, ganhei o Campeonato Paulista, o Grand Prix da Croácia e semana passada ganhei o Troféu Brasil. Tudo isso em dois meses. A temporada está muito boa, mas ainda tem muito mais coisa para conquistar. E esse é o processo para Tóquio 2020.

Apesar de já ter uma certa experiência no esporte, Bárbara admitiu ter ficado nervosa para ver o seu sobrinho lutar:

— É a primeira vez que acompanho uma competição dele, confesso que estou um pouco nervosa. Assistir ele é pior que lutar, fico meio tensa.

E a torcida da tia Bárbara deu certo para o Eduardo. A presença da judoca da seleção não o deixou mais pressionado e ele ganhou uma medalha de bronze e contribuiu para o Samaranch a ficar com o título da categoria jovem não federado masculino:

— É ótimo ter ela aqui. Eu sempre quis competir com a minha tia assistindo. Ela me inspira, então isso é ótimo. Comecei no judô com 9 anos e essa é minha segunda competição, vim brigar pelo pódio. E quero seguir os passos da Bárbara.

Na foto abaixo, Bárbara posa com Eduardo, com a medalha no peito, no ginásio do Jequiá. Crédito: arquivo pessoal






Voltar