Seis finais e seis campeões. Finais do handebol são marcadas pelo equilíbrio nos primeiros lugares do pódio no Inter 2019
Clique para ampliar

As finais do handebol — disputadas no Festival do 37º Intercolegial Sesc O GLOBO — foram marcadas por muito equilíbrio e jogos de paralisar o público na Arena do Parque Olímpico de Deodoro, durante praticamente todo o feriadão de 15 de novembro. Foram seis confrontos para apontar os donos do primeiro lugar do pódio. Vale ressaltar que nenhuma escola venceu mais de uma decisão.

Entre os seis campeões do dia, o Cesc Camaradinha se sobressaiu por ter conquistado pela primeira vez uma medalha de ouro na modalidade. E foi com emoção. Num duelo eletrizante, conseguiu a virada sobre o Santa Mônica Centro Educacional e venceu por dois gols de diferença (25 x 23).

Quase sem fôlego logo após o triunfo, o professor André Luís Penudo fez questão de agradecer o apoio que teve da escola e destacar o empenho das meninas da categoria sub-14 livre feminina, em quadra. O professor salientou que o título sacramentou o principal objetivo da escola de Nova Iguaçu.

— A gente se preparou o ano todo para chegar aqui e ter a cereja do bolo, que é o Intercolegial. É uma conquista inédita na história da escola. Esse ano a escola decidiu apostar no projeto do handebol. Então agradeço muito ao diretor Michel Câmara, à tia Marlúcia. Porque era um tiro no escuro, mas eles acreditaram na proposta e deram oportunidade para essas garotas estarem aqui — afirma André, acrescentando que as conquistas foram obtidas gradativamente:

— Foi um trabalho planejado para a gente tentar conquistar todos os títulos possíveis. Nós fomos conquistando e o Inter é o maior de todos. Conseguimos esse feito inédito para a gente.

O técnico ainda frisou que o adversário valorizou, e muito, o primeiro lugar do Cesc Camaradinha. Afinal de contas, não é nada fácil bater o Santa Mônica Centro Educacional (SMCE), que chegou ao terceiro título geral seguido do Intercolegial. André pinçou um momento crucial do duelo contra a escola inscrita por Cascadura.

— Eu conheço o trabalho do Santa Mônica Centro Educacional, que é de excelência. Então eu sabia que seria muito difícil. Nós já disputamos várias finais esse ano, e sabíamos que não seria fácil. Nosso diferencial era ter mais vontade. Quando tomamos a virada na partida, eu chamei as atletas e disse que tínhamos que deixar o coração em quadra. E foi assim. No final elas acreditaram e venceram. Eu confio muito nesse grupo e a gente conseguiu a vitória em cima desse adversário esplêndido — completou.

Outros cinco embates revelaram os vencedores do handebol na 37ª edição do mairo campeonato entre estudantes do Brasil. Pela categoria sub-12 não federada masculina, o GEO Juan Antônio Samaranch, de Santa Teresa, bateu por 25 a 17 o Cesc (Centro Educacional Suzano Costa), de Guaratiba. Mas o ouro da escola da Zona Oeste veio no sub-14 livre masculina, na vitória por 32 a 26 sobre o Pio XI, de Ramos.

Apesar de não entrar em quadra, a Escola ECO faturou o ouro sub-12 não federado feminino devido à ausência do Cesc (Suzano Costa). Houve certa frustração por não ter entrando em quadra, mas o professor Marcelo Grosso não deixou de fazer sua homenagem ao professor Claudio Patriota, seu mentor no handebol, que faleceu em 2017. As meninas vestiram uma camisa para lembrar os serviços prestados por Patriota ao esporte colegial.

Nos dois últimos duelos do dia, o SMCE e o Colégio Estadual Antônio da Silva, de Nova Iguaçu, travaram disputa de muita rivalidade nas duas categorias que reúnem federados (sub-18) e são consideradas as de maior nível técnico do handebol. Cada um levou a melhor em uma. No masculino, deu Antônio da Silva: 26 a 9. Já entre as meninas, o Santa Mônica Centro Educacional deu o troco e faturou o ouro ao vencer por 17 a 8.

O 37° Intercolegial é apresentado pelo Sesc, realizado pelo jornal O GLOBO e produzido pela Abadai Eventos.





Voltar