Seis escolas avançam na categoria sub-18 não federado na primeira rodada do basquete
Clique para ampliar

Seis jogos da categoria sub-18 não federado abriram o basquete do Intercolegial 2015, no ginásio do GEO Juan Saramanch, em Santa Teresa. Os tradicionais Abeu Colégios, de Belford Roxo, e Colégio Militar, da Tijuca, venceram seus respectivos confrontos com certa facilidade. Porém, também teve estreante driblando o nervosismo e se dando bem, como o Notre Dame, de Ipanema.

No primeiro duelo da rodada, o Colégio Militar começou errando muito e chegou a ficar atrás no placar em boa parte do primeiro quarto. Mais para o fim, no entanto, a garotada da Tijuca acordou e passou a seguir mais as orientações do professor Eduardo Aviles, que ensaiou jogadas na prancheta durante os pedidos de tempo, e deslanchou na partida. O Colégio Militar venceu o Brigadeiro Newton Braga, da Ilha do Governador, por 21 a 12.

Já no segundo jogo do dia, o estreante Notre Dame superou o nervosismo e conseguiu vencer. A garotada partiu para cima com tudo e abriu larga vantagem logo no início da partida. Quando a partida foi se aproximando dos últimos minutos, o Colégio Hélio Alonso ensaiou uma reação e a diferença chegou a cair para apenas dois pontos. A equipe do Méier teve incríveis oito chances seguidas de ataque, mas não conseguiu fazer nenhum ponto. A partir daí, o Notre Dame aumentou a diferença e venceu por 21 a 15.

A diferença de apenas seis pontos no placar final da terceira partida mostra a quão disputada ela foi. A Escola Técnica Henrique Lage, de Niterói, conseguiu vencer, mas o Loide Martha, de Caxias, não deu facilidade e "vendeu caro" a derrota. Desde o início do duelo, o equilíbrio apareceu e a diferença de pontos entre as equipes foi superior a três pontos em raras oportunidades. O Loide Martha começou errando menos e, consequentemente, na frente do placar. O Henrique Lage, por sua vez, melhorou a concentração, errou menos passes fáceis e reagiu, com vitória por 23 a 17.

Assim como o Colégio Militar, o Abeu fez prevalecer a tradição que tem no Intercolegial e derrotou a Escola Sesc de Ensino Médio, de Jacarepaguá, sem maiores problemas. A garotada da Baixada começou voando, partindo para cima, e chegou a abrir oito pontos de vantagem. No segundo quarto, o time do Abeu mostrou uma queda no rendimento físico e o Sesc ensaiou uma reação. O treinador da escola de Belfort Roxo, porém, mexeu no time e conseguiu frear a evolução do adversário e assegurar a larga vitória por 31 a 20.

O duelo que encerrou a primeira rodada do basquete mais uma vez mostrou a força do Censa (Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, de Campos, interior do Rio. Colecionadora de bons resultados na modalidade, a escola não perdeu a longa viagem e superou por 18 a 13 o Centro Educacional Senador Camará, de Nova Iguaçu.

As equipes não estavam com muita inspiração e os erros em arremessos fáceis foram comuns. Mesmo após ter saído de Campos às 6h, a garotada do Censa não estava sonolenta. Com um início bem superior ao adversário, chegou a anotar 10 a 2 no placar. A equipe de Nova Iguaçu correu atrás e conseguiu empatar, deixando o jogo emocionante. Com a mão mais calibrada, a garotada campista conseguiu abrir nova vantagem e garantiu a vitória. 

No único confronto feminino da rodada, apenas a equipe da Escola Sesc de Ensino Médio compareceu e saiu com a vitória sobre o Colégio Estadual Professor Antônio Maria Teixeira Filho, do Leblon, por WO.





Voltar