Santa Mônica Centro Educacional vence sete das 12 categorias da natação na piscina do Centro de Treinamento Olímpico da Aeronáutica
Clique para ampliar

Disputada na Grande Final, a natação corou o Santa Mônica Centro Educacional (SMCE) como o rei da piscina no Intercolegial 2018. A competição foi realizada no Centro Olímpico de Treinamento da Aeronáutica, no Campo dós Afonsos, em Sulacap.

Para chegar ao topo da modalidade, o SMCE ganhou nada mais nada menos do que sete das 12 categorias da modalidade (livre não federada feminina e masculina; jovem federada feminina; livre federada feminina; jovenzinha federada masculina; jovem federada masculina; e livre federada masculina). O vice-campeonato da jovenzinha federada feminina e as terceiras colocações na jovem não federada masculina e na jovem não federada feminina encerraram o desempenho espetacular.

Coordenador geral de esportes de toda a rede do Santa Mônica Centro Educacional, o professor Luiz Cezar Soares explica porque a escola — inscrita pela unidade de Cascadura — se tornou uma potência da natação.

— É um trabalho interno e externo, que existe há muitos anos, talvez há umas duas décadas. A gente busca técnicos de ponta, que poderiam estar em qualquer seleção brasileira, além de investir muito nos atletas, como por exemplo, nas nossas competições internas, que são de alto nível técnico — garante.

Mesmo sem ganhar nenhum título, o Loide Martha, de Caxias, primou pela regularidade e subiu oito vezes no pódio da natação. Os nadadores do colégio da Baixada foram vice-campeões nas categorias livre não federada feminina, livre não federada masculina, jovem federada feminina, jovem federada masculina e livre federada masculina e ficaram com o bronze na jovenzinha não federada feminina, jovenzinha federada feminina e livre federada feminina.

Campeão da jovem não federada feminina, tanto na masculina, como na feminina, o GEO Juan Samaranch, de Santa Teresa, também fez bonito na piscina. A escola completou os bons resultados com dois vice-campeonatos: jovenzinha não federada feminina e masculina.

O Colégio Militar, da Tijuca, se sagrou campeão da jovenzinha federada feminina e faturou os bronzes na livre e na jovenzinha, ambas não federadas masculinas.

As meninas do Garriga de Menezes, de Jacarepaguá, conquistaram o primeiro degrau do pódio na jovenzinha não federada feminina e ganharam a prata da jovenzinha não federada.

O GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba, fechou a galeria de vencedores da natação com o título da jovenzinha não federada masculina. A escola da Zona Oeste também ficou em segundo na jovem não federada masculina.

Mais três escolas completaram os pódios das categorias da natação: Sistema Elite e Pedro II, ambos inscritos pela Tijuca, com uma prata e um bronze, cada um; e o GEO Nelson Prudêncio, da Ilha do Governador, com dois bronzes.

Maior evento do esporte entre estudantes do Brasil, a Grande Final reuniu cerca de cinco mil pessoas durante mais de 12 horas. A infraestrutura do Cota proporcionou à disputa da natação uma piscina homologada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que foi utilizada para treinamento na Rio 2016.

Fotos de Alexandre Durão






Voltar