Santa Mônica Centro Educacional recebe o troféu de campeão geral em sua unidade de Bento Ribeiro
Clique para ampliar

Fundador do Santa Mônica Centro Educacional, em 1967, ainda com o nome de Externato São Judas Tadeu, em Bento Ribeiro, o professor Albano Parente construiu uma rede de escolas, que hoje tem 14 unidades. Tetracampeão seguido do Intercolegial, a escola recebeu o troféu pelo título geral do 39ª edição dos Jogos, nesta quinta-feira (8/12), justamente no bairro da Zona Norte onde nasceu a sua primeira unidade, colhendo os frutos de aliar o esporte à educação há mais de cinco décadas.

A taça, a sexta de campeão geral do Inter, foi entregue pelo coordenador técnico da competição, Sergio Freitas, para Albano Parente, no Centro de Memória do Santa Mônica. Uma rápida olhada no local que retrata a história da instituição já é suficiente para se perceber que o esporte ocupa um local de destaque, com muitas fotos e lembranças das participações nos Jogos da Juventude, em locais emblemáticos do Rio, como o Estádio São Januário. Albano Parente enfatizou o papel fundamental do esporte para a educação e a formação do indivíduo ao comentar mais uma conquista esportiva e o título do Intersolidário.

— A importância do título é no sentido de que no Santa Mônica Centro Educacional e bem antes, no Externato São Judas Tadeu, que foi o nosso início, nós sempre tivemos como foco a complementação na formação dos nossos educandos através do esporte, através da cultura, da música. Quando o professor Cezar, que é o nosso responsável pela parte esportiva, nos falou do projeto desse ano (Intersolidário), imediatamente absorvemos e demos toda a força para que tivesse sucesso e que acima de tudo as crianças participassem deste momento importante na vida da nossa sociedade. O Santa Mônica é uma instituição de acolhimento, que está sempre pronta para participar dos grandes eventos de apoio e ajuda à sociedade — salienta o professor, frisando que dar exemplos é fundamental:

— Assim, passamos para as crianças a responsabilidade. Todos precisamos ter o compromisso de ajudar a sociedade, principalmente no momento em que nós estamos vivendo. Um momento único. Jamais imaginávamos que estaríamos há quase dois anos com a pandemia. E ela continua. Precisamos ter todos os cuidados para passar este momento delicado e esperar que Deus seja benevolente com o nosso país e com o planeta e que todo esse momento passe. Este é o nosso sonho e o nosso desejo. Esperamos por dias melhores, com mais paz, mais harmonia e, principalmente, mais saúde para toda a sociedade.

Ao comentar sobre o momento atual do país, Albano Parente lamentou que a educação não tenha a sua devida importância reconhecida. Nascido em Portugal, ele fez questão de deixar claro que as nações desenvolvidas sempre tiveram na educação o pilar principal para alcançar o crescimento.

— O Santa Mônica está presente em tudo o que for possível no sentido de agregar valores à sociedade. Valores aos nossos educandos porque nós precisamos ter uma sociedade melhor. E isso só será possível através da escola. Não tem outro caminho. Nosso país tem de investir muito em educação para crescer, o que infelizmente não está acontecendo, mas o caminho é esse. Todos os países do Mundo evoluíram graças a projetos fortemente voltados para a formação do indivíduo. Esperamos muito que o Brasil invista neste caminho para preparar uma nova sociedade.

Para finalizar, ele já deixou as portas abertas para o ano que vem:

— Estamos juntos em 2022! Nós faremos 55 anos e o Intercolegial faz 40.

E por falar na próxima edição dos Jogos, Luiz Cezar Soares, coordenador de esportes do Santa Mônica, já está de olho na preparação para mais uma temporada. A expectativa é de que o Inter volte com tudo para a escola participar de todas as modalidades e partir com tudo para o sétimo título geral.

— A gente tem a proposta de voltar inteiro se ano que vem o Intercolegial for disputado de forma completa. É uma disputa bem difícil. As outras escolas também querem ganhar e estamos tentando nos organizar neste momento de pandemia e conseguir caminhar ajudando tanto os profissionais como as famílias dos alunos. O professor Albano apoia o projeto esportivo que ajuda muitas famílias e muitas estão com problemas. A gente faz as transformações dos seres humanos na educação e esse projeto vem para ajudar as famílias a transformar os seus filhos. E a gente quer o que todos almejam: ganhar o Intercolegial 40 anos — garante Cezar, acrescentando que descobrir talentos entre os estudantes do SMCE é fundamental:

— Formamos nossos atletas na escola, nas turmas extraclasse. Nosso time de handebol é formado na escola, assim como toda a equipe de natação, judô e praticamente todos os atletas do skate. Esta formação é hiper importante. O que transforma a vida é a educação e o esporte. São os exemplos que a gente tem, como eu, que fui atleta, assim como outros, que mudamos a nossa vida e passamos para eles para que eles possam prosseguir da melhor forma possível.

O 39° Intercolegial é uma realização do jornal O GLOBO em parceria com o Sesc RJ e produção da Abadai.

Na foto abaixo, o professor Albano Parente segura o troféu de campeão geral do Inter 2021.

FOTOS: Ari Gomes




Voltar