Santa Mônica Centro Educacional é tetracampeão seguido do Intercolegial e chega a seis títulos gerais
Clique para ampliar

Uma campanha primorosa. Assim pode ser definido o teracampeonato seguido do Intercolegial, conquistado pelo Santa Mônica Centro Educacional (SMCE), inscrito por sua unidade de Cascadura. O título geral da 39ª edição dos Jogos foi o sexto da escola, que marcou 173 pontos na classificação geral. O Loide Martha, de Caxias, ficou em segundo lugar, com 152 pontos, e a Escola Municipal Olímpica Carioca GEO Juan Samaranch, de Santa Teresa, em terceiro, com 128.

O ponto de partida para o topo começou a ser construído com o primeiro lugar no Intersolidário, uma ação dentro da Campanha Mesa Brasil Sesc RJ, com 18 colégios inscritos, que se empenharam na arrecadação de alimentos. O SMCE mostrou engajamento e conseguiu 3.232 toneladas de suprimentos.

Nas seis modalidades em disputa, a campeã geral do Inter subiu nos pódios de três, sendo que no xadrez e no skate marcou presença nos três primeiros lugares em todas as categorias. Foram três títulos, duas pratas e um bronze nos tabuleiros e mais três ouros e um terceiro lugar no skate. A prata no handebol fechou o retrospecto. Vale ressaltar que o SMCE, que não participou do vôlei, ainda chegou duas vezes em quarto lugar em mais duas categorias, uma no basquete 3x3 e outra no vôlei de praia.

O desempenho espetacular também se refletiu no quadro de medalhas. Foram sete de ouro, três de prata e duas de bronze. O Elite Rede de Ensino, inscrito por sua unidade da Tijuca, ficou em segundo lugar, com quatro ouros e três bronzes, seguido pelo Loide Martha, que faturou dois ouros, quatro pratas e três bronzes.

Em entrevista ao site oficial do Inter, o coordenador esportivo do Santa Mônica Centro Educacional, Luiz Cesar Soares, salientou que a primeira edição dos Jogos após o advento da pandemia foi uma experiência nova, que proporcionou muitos obstáculos.

— Mesmo sendo uma competição atípica, foi uma conquista muito difícil. Tivemos problemas para participar do vôlei de praia e usamos atletas de outros esportes. Mesmo assim, conseguimos ganhar o Intersolidário e o título geral. A gente ainda tem uma quantidade de alunos/atletas na escola muito grande e conseguimos manter uma base — afirma o coordenador, acrescentando que o trabalho para que as coisas melhorem em 2022 já está a pleno vapor:

— Vamos caminhar para o ano que vem e formatar tudo direitinho de acordo com o que for acontecer. Queremos montar e remontar um grande projeto, que não é qualquer escola que tem um projeto como o nosso. É um projeto sério, com bolsas para proporcionar que as crianças saiam com uma formação acadêmica de qualidade.

Presente na disputa do vôlei de praia, que encerrou as disputas esportivas do Inter 2021, Cezar fez questão de prestar homenagem a Murilo Aguiar (foto abaixo), coordenador do vôlei e do vôlei de praia dos Jogos, falecido no final de outubro. O renomado árbitro internacional esteve presente em todas as edições do Intercolegial e tinha uma relação de longa data com o coordenador do SMCE.

— Quero lembrar nesta disputa do vôlei de praia, do Murilo Aguiar, meu amigo de muitos anos. Sua mulher Nice, está presente na competição e desde pequeno acompanho o Rafael, que é filho deles. A gente fica triste porque o Murilo não está presente, porque ele sempre esteve em todas. Não posso deixar de homenageá-lo porque ele sempre tem de ser lembrado por ter sido uma pessoa do bem, agregadora, transformadora. E como árbitro, dispensa apresentações, com uma carreira internacional de muito sucesso — encerra Cezar, emocionado.

O 39° Intercolegial é uma realização do jornal O GLOBO em parceria com o Sesc RJ e produção da Abadai.


FOTOS: Ari Gomes




Voltar