Rodada inicial do basquete tem estreia do GEO Juan Samaranch como sede
Clique para ampliar

A Escola Municipal GEO Juan Antônio Samaranch, de Santa Teresa, fez história na última edição do Intercolegial. Foi o primeiro colégio público a conquistar o título geral da competição. Pela primeira vez o atual campeão foi anfitrião de uma rodada nos jogos. Quem conhece as instalações da escola logo se impressiona com a bela estrutura esportiva, que conta com piscina coberta, pista de atletismo, campo de grama sintética e quadra poliesportiva. Mesmo assim, antes de se preocupar com a formação de atletas, a direção quer formar bons cidadãos.

- O programa GEO (Ginásio Experimental Olímpico) não aborda apenas a questão esportiva. O esporte é um dos três pilares, junto com a excelência acadêmica e a formação de cidadania. Não temos aquela preocupação de ganhar para passar para os atletas. O que exigimos é que ele se dedique nos treinamentos, preste atenção, observe os fundamentos, que respeite o adversário, observe o princípio olímpico do Fair Play... E as coisas vão acontecendo consequentemente. Nosso grande desafio é proporcionar o ambiente propício para a cidadania plena - afirma Marcelo Laignier Rolim, diretor adjunto da escola, que não participou da primeira rodada do basquete.

Com início em 2012, a Juan Antônio Samaranch foi o primeiro GEO a ser idealizado e inaugurado. Como fica em uma região considerada central da cidade, recebe alunos de diversos bairros do Rio de Janeiro. O diretor adjunto da escola destaca que há atletas de grande potencial entre os estudantes, mas destaca que a preocupação em prepará-los para a vida é mais importante por conta das grandes dificuldades para alcançar o alto nível esportivo.

- O mundo esportivo do alto nível é um funil e são poucos que conseguem chegar. Temos atletas de alto nível, representante em Seleção Brasileira de luta greco-romana, alunos com boa possibilidade para virarem atletas olímpicos, mas não é o nosso único foco. O estudo nos prepara para uma vida melhor, nos dá melhores condições de enfrentar uma sociedade que é dura. Por isso, a cobrança não é só por resultados, mas que eles se dediquem e se empenhem, nos estudos e como cidadãos - acrescentou.

A direção do GEO Juan Antônio Samaranch quer deixar como legado a importância da formação de bons cidadãos antes de pensar no bicampeonato do Intercolegial. Mas, se o título vier novamente, melhor ainda!





Voltar