Retorno do Intercolegial neste sábado (2/10) tem 131 testes de coronavírus para os envolvidos no handebol
Clique para ampliar

Demorou, mas aconteceu. O Intercolegial está de volta, após quase dois anos sem competições presenciais por conta da pandemia. E o retorno foi dentro de toda rigidez e seriedade com que os Jogos se firmaram como os mais tradicionais entre estudantes do Brasil. De acordo com o protocolo sanitário elaborado pelo Hospital Sírio Libanês, mesmo com o alto custo, foram disponibilizados testes para detecção do coronavírus para todos os envolvidos na disputa do handebol, com 131 pessoas testadas, neste sábado (2/10), no Centro Municipal de Eventos de Nilopólis.

As delegações das escolas participantes foram recebidas por um staff numeroso para orientar e executar os testes. Árbitros, atletas, professores, delegados, profissionais da imprensa, fiscais, profissionais de limpeza, todos fizeram testes e entraram no ginásio, que funcionou como um bolha. Após o resultado negativo e a aferição da temperatura, quem entrasse na área de competição só poderia deixar o local se não voltasse mais.

Foi uma experiência nova para muitos e, é claro, motivo de brincadeiras por parte dos atletas, que riam das caretas e da agonia de seus amigos na hora do exame e depois sofriam com o cotonete inserido no nariz e tomavam o troco de quem já havia feito. Dentro do ginásio, tudo transcorreu com o máximo de esforço para respeitar o protocolo sanitário. Todos usavam máscaras — inclusive os atletas do banco de reservas e os treinadores —, havia totens de álcool gel espalhados no ginásio, distanciamento com áreas demarcadas para as delegações das escolas e controle dos banheiros para evitar aglomerações. Fora das quatro linhas, o locutor lembrava a cada intervalo da obrigatoriedade do uso da máscara.

Após a disputa de cinco jogos que apontaram o Cesc de Guaratiba como campeão da categoria sub-16 livre masculina, a sensação era de dever cumprido. Mas sem esquecer de que será preciso usar o que foi feito para aprimorar os procedimentos deste domingo (3/10), quando o handebol será encerrado com a competição feminina.

FOTO: Ari Gomes




Voltar