Primeiro da rede pública a conquistar o título geral, GEO Samaranch faz história
Clique para ampliar

Depois de oito anos de conquistas do Colégio Santa Mônica (CSM), que havia vencido 12 das últimas 15 edições, o GEO Juan Samaranch, de Santa Teresa, sagrou-se campeão geral do Intercolegial 2014, o primeiro de uma instituição da rede pública em 32 anos de história. O título foi definido no judô, última modalidade do ano, disputada no ginásio da Escola da Escola Estadual Metodista, em Queimados.

O GEO Samaranch entrou nos tatames com 28 pontos de vantagem sobre o CSM na classificação geral. Os primeiros lugares nos pódios das categorias não federadas (masculino e feminino) e os bronzes por equipes, também entre meninos e meninas, consolidou a espetacular façanha. A escola de Santa Teresa terminou com 20 pontos à frente do rival.

A disputa foi nos tatames, mas parecia um jogo de xadrez, pois a cada ponto, ficava uma expectativa de quem seria o campeão no fim. Os resultados apontaram o GEO Samaranch como o grande campeão. Criado há apenas três anos, o projeto da prefeitura do Rio, que tem objetivo de conciliar prática de esportes de alto nível com bom rendimento escolar, rapidamente deu frutos.

A certeza da vitória deixou alunos, professores, torcida, pais e integrantes da escola de Santa Teresa, entre outros, visivelmente comovidos. Vários chegaram às lágrimas. Outros pareciam não acreditar.

– Nós trabalhamos muito. Isso explica essa emoção toda. É um resultado muito significativo, um colégio público, com 480 alunos, ser campeão disputando contra grandes colégios, de até sete mil alunos. Estamos todos muito orgulhosos – afirmou, de olhos marejados, Daniel Matos, diretor do do GEO Samaranch.

Apesar de realizar uma boa campanha, o Colégio Santa Mônica não conseguiu repetir os bons resultados do ano passado, o que acabou lhe custando o título geral do Intercolegial 2014. A escola faturou dois vice-campeonatos (federado masculino e feminino), dois bronzes (não federado masculino e feminino) e ainda ficou em quarto duas vezes na disputa por equipes (feminino e masculino).

Se a decisão do título geral foi emocionante, o Sistema Elite de Ensino, da Tijuca, também tratou de esquentar a briga pelo último lugar no pódio. Com três títulos nas seis categorias do judô, a escola da Tijuca conseguiu chegar à terceira colocação geral do Intercolegial. Campeão federado tanto no masculino, como no feminino, o Elite fechou o excelente desempenho com o título por equipes entre as meninas.

O Triângulo, de Bento Ribeiro, também fez bonito, com o título por equipes masculino, o segundo lugar por equipes feminino e o terceiro entre as meninas federadas.

Já o GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba, confirmou a força do projeto com dois vice-campeonatos: não federado masculino e feminino. Pedro II, da Tijuca, prata na disputa por equipes masculino, e Recriando, de São Cristóvão, terceiro entre os meninos federados encerraram os pódios do judô 2014.




Voltar