Presente desde a segunda edição no handebol do Inter, Colégio Estadual Antônio da Silva fatura o bronze sub-16 masculino
Clique para ampliar

O histórico de títulos das escolas da Baixada no handebol do Intercolegial é extenso e não foi diferente em 2021, com o Cesc Suzano, de Nova Iguaçu, vencendo as duas categorias em disputa. A tradição vem de longa data, como no caso do Colégio Estadual Antônio da Silva (Ceas), do mesmo município, que está presente na modalidade desde a segunda edição dos Jogos. O objetivo de ser campeão não aconteceu, mas a escola da rede pública ficou com o bronze sub-16 livre masculino.

Depois de ser derrotado por 25 a 17 pelo Cesc Suzano, no clássico de Nova Iguaçu, o Ceas teve pela frente outro velho conhecido na disputa pelo terceiro lugar. Em novo confronto da Baixada, o Antônio da Silva derrotou por 30 a 24 o Ciep Jean Baptiste Debret, de São João de Meriti. O handebol do Inter 2021 foi disputado no Centro Municipal de Eventos de Nilópolis.

Bronze no peito e oito gols na conta, Pedro Henrique Cordeiro era só felicidade por estar de volta ao que mais gosta de fazer: jogar handebol e disputar o Inter. Para quem tem 16 anos, ficar praticamente dois deles sem poder praticar esportes é uma longa estrada.

— O campeonato foi muito bom. Foi a primeira vez que consegui jogar bem após a pandemia. Fizemos o máximo para montar o time porque tivemos muitas dificuldades. Joguei o Inter em 2019, é uma competição muito boa que só melhora  — afirma o artilheiro, que fez um total de 15 gols, com os sete marcados contra o Cesc.

—  A gente não podia treinar. Tivemos de recuperar o tempo parado. Foi maravilhoso jogar dois jogos. Jogar um jogo já é bom. Cansa, mas é muito bom disputar essa competição — completa.

Mesmo chateado por não ter conquistado o primeiro lugar no pódio, algo frequente para o Antônio da Silva, o técnico Alexandre Abreu valorizou a terceira colocação. Adepto do trabalho coletivo, ele fez questão de deixar claro que é parte de uma ação conjunta, com o diretor e muitos professores da escola da rede pública envolvidos no projeto, que começa na base.

— Não conseguimos o título, mas ficamos entre os três primeiros, o que também é um objetivo e conseguimos alcançar. O Inter é uma competição muito importante e histórica. Só não participamos da primeira edição. Somos parte do Intercolegial. Uma escola pública, que trabalha desde a base, com muito esforço de muitos professores e do diretor geral, o Joel. Muita gente trabalha, não só eu. Vários professores contribuíram para essa equipe chegar ao terceiro lugar hoje — afirma o treinador.

FOTOS: Ari Gomes




Voltar