Potência no handebol do Intercolegial, Colégio Estadual Antônio da Silva tem projeto que revela atletas de alto nível
Clique para ampliar

O Colégio Estadual Antônio da Silva, de Nova Iguaçu, mostrou a sua força no handebol do Intercolegial 2018 ao golear a Escola de Educação Comunitária, do Grajaú, por 14 a 1, na Vila Olímpica Félix Miéli Venerando, em Honório Gurgel. O resultado conquistado na quadra, na disputa por uma vaga para a semifinal do sub-14 livre feminino, faz parte do Projeto Criando um Futuro.

Sem patrocínio há três anos, o projeto sobrevive de doações e da ajuda dos professores, que se empenham para ver os alunos conquistando o mundo. Técnico de handebol e professor de educação física, Vicente Araújo, de 45 anos, lembra que a escola, nos últimos anos, enviou seis atletas para a seleção brasileira.

— O Rio de Janeiro é um celeiro de craques de handebol, não é tão difícil descobrir talentos. Complicado é manter, sem dinheiro, um projeto tão importante feito o nosso. Mesmo assim, temos 200 alunos participando. Temos o orgulho de ter formado alunos que, atualmente, jogam na Europa e defendem a seleção — conta, orgulhoso.

Vicente lembra, ainda, que o caminho a ser seguido por atletas de handebol, principalmente os que são descobertos pelo Criando um Futuro, é São Paulo. De lá, seguem para o exterior.

— Nós indicamos os atletas para clubes paulistas, que os levam para lá. Depois, despontam e ganham o mundo — explica o treinador.





Voltar