Pedro é o cestinha na vitória do Censa, com 14 pontos, e Gabriel, seu irmão gêmeo, marca 12
Clique para ampliar

Família que joga unida, vence unida. E foi isso que os gêmeos Pedro e Gabriel Pessanha, ambos com 16 anos, fizeram na vitória por 49 a 11 do Censa, de Campos, sobre o Colégio Palas, da Tijuca, na estreia do basquete do Intercolegial 2018. Juntos, marcaram 26 pontos. O cestinha da partida, no entanto, foi Pedro, que marcou 14 pontos contra 12 de seu irmão.

Por influência do tio Ricardo Codeço, que jogava basquete amador pelo extinto Automóvel Clube, de Campos, os gêmeos também começaram juntos a praticar o esporte da bola laranja. A dupla iniciou em quadras de rua, mas logo passou a integrar o projeto Geração Basquete, onde começou o aperfeiçoamento.

— Nosso tio nos ensinou a gostar do basquete e logo começamos a jogar. Depois fui estudar no Censa e passei a defender o time da escola — conta o ala Gabriel, aluno do segundo ano do ensino médio.

A “rivalidade” dos irmãos fica visível na NBA (liga do poderoso basquete norte-americano), Gabriel torce para o Atlanta Hawks e Pedro para o Milwaukee Bucks. No NBB (liga brasileira), a rivalidade termina: ambos torcem para o Flamengo.

— A gente consegue torcer para equipes diferentes sem brigar. Não sei como, mas dá — brinca o ala-armador Pedro.

Ser jogador profissional não é a meta principal deles. Mas, se a oportunidade surgir, disseram que seguirão em frente. Caso contrário, vão optar por carreiras bem distintas: Gabriel que atuar nos tribunais. Já o irmão prefere o jaleco branco.

— Quero entrar para a faculdade de medicina, mas ainda não sei que especialidade escolher — revela Pedro.

— E eu quero ser advogado, vou estudar muito para isso — encerra Gabriel.

Com a vitória, o Censa avançou para a segunda fase da categoria sub-18 não federada masculina.





Voltar