Patricia Amorim participa pela primeira vez do Intercolegial como embaixadora de esporte do Sesc RJ
Clique para ampliar

A ligação de Patricia Amorim e o Intercolegial data da primeira edição dos Jogos, em 1983, quando ela participou da natação ainda no início da carreira marcada pelo pioneirismo e por muitas vitórias. Sempre presente na maior competição entre estudantes do Brasil, a ex-nadadora experimentou uma sensação diferente no Desfile de Abertura de 2022, realizado na Arena Carioca 1, como embaixadora de esporte do Sesc RJ, parceiro do jornal O Globo na realização do Inter.

Para quem participou das Olimpíadas de Seul, em 1988, e superou 29 recordes sul-americanos, hastear a bandeira nacional no Desfile de Abertura do Intercolegial 40 anos não parece tão importante. Sem falar que Patricia foi a primeira e até agora única mulher a assumir a presidência do Flamengo e também cumpriu um mandato como vereadora do Rio de Janeiro. Ledo engano. O sentimento era de puro agradecimento.

— Participei das quatro primeiras edições do Inter. Hoje eu trabalho no Sesc e o universo conspirou a favor: trabalho num lugar que apoia onde tudo começou. É muito interessante isso. De certa forma, eu me sinto muito realizada em poder ajudar a retribuir tudo que eu recebi no esporte — disse a eterna musa do Inter, falando do potencial da união entre esporte e educação, modelo muito usado nos Estados Unidos e na Europa:

— A pauta do esporte escolar é fantástica, de excelência. É estimular a prática da educação física, do esporte, da competição na escola. Isso é o que a gente sonha. Quantas vidas são impactadas e salvas com esses eventos? Milhares.

No Desfile de Abertura, as escolas apresentaram o tema “Sesc Intercolegial 40 anos contribuindo para o futuro do esporte”. Muitos colégios fizeram homenagens a atletas em geral e também aos que disputaram os Jogos. E, obviamente, Patricia não ficou de fora.

—  É emocionante e muito interessante porque a vida passou muito rápido. E com a pandemia a gente deu mais valor a esses momentos. Então, hoje tudo é muito sensível e eu fiquei muito emocionada de perceber que de alguma forma, nem que tenha sido uma sementinha plantada há 40 anos, eu contribuí para que isso acontecesse. Se eu puder ajudar a continuar, acho que minha missão aqui vai estar cumprida — afirma.

A alegria por participar efetivamente para a edição dos 40 anos do Intercolegial estava estampada nas expressões e nos gestos de Patricia, que espera continuar a fazer parte da competição por muito tempo. Se depender dela, por muito tempo mesmo.

— Tenho certeza de que o Sesc é um parceiro que vai continuar por muitos anos, espero que pelo menos por mais 40 e espero estar viva para ver (risos). É muito bacana retornar esse movimento de outro lado, mas de certa forma estar participando disso tudo, que dá muito certo — encerra.

FOTO: Ari Gomes




Voltar