Mesmo sem títulos, GEO Félix conquista bons resultados no xadrez
Clique para ampliar

Bruna Cura

Vencedor absoluto do xadrez no Intercolegial 35 anos, o Juan Samaranch, de Santa Teresa, é a escola mais bem sucedida entre as do projeto (GEO ) Ginásio Experimental Olímpico, da Prefeitura do Rio. No entanto, suas co-irmãs mostram força a cada edição dos jogos. Dono da segunda melhor campanha, o Doutor Sócrates foi a escola que mostrou maior evolução na modalidade. Já o Félix Venerando, do Caju, também marcou presença com bons resultados.

Mesmo sem conquistar títulos, o GEO Félix marcou pontos importantes na briga pelas primeiras colocações da classificação geral. O colégio da Zona Norte foi vice-campeão duas vezes, nas categorias sub-13 e sub-15, ambas não federadas masculinas, e chegou em terceiro na sub-15 não federada feminina.

A satisfação da equipe de enxadristas e dos professores do Félix após os resultados era evidente. O técnico Oberlan Cardoso não poupou elogios para o desempenho do GEO do Caju e admitiu que chegou até um pouco além do esperado.

— A participação do GEO Félix no xadrez foi muito boa. Nós participamos com quatro equipes e marcamos presença no pódio em três categorias e, além disso, o terceiro lugar na sub-15 feminina foi uma grande surpresa. Individualmente, o aluno Kaique Nobre foi vice campeão sub-15 e o Artur Lopes ficou em terceiro no sub-13 — relata o professor, ressaltando o crescimento da escola do Caju na modalidade.

— Esse resultado demonstra que continuamos evoluindo junto com outras escolas e a tendência é aumentar o nível dos alunos, pois outras escolas estão se empenhando pra isso e nós também — completa.

Vale ressaltar, que o novato GEO Nelson Prudêncio, da Ilha do Governador, também já está incomodando. Em sua segunda participação no Intercolegial, levou dois quartos lugares para casa: sub-13 e sub-18, ambos não federados femininos.

Tricampeão geral do Intercolegial, seguidamente, o GEO Samaranch alcançou a quarta edição como o melhor do xadrez. Em competição realizada na unidade da Freguesia do Santa Mônica Centro Educacional, faturou quatro das oito categorias e subiu no pódio sete vezes.

O técnico de xadrez da instituição de Santa Teresa, Antônio Holanda, lembrou que a campanha foi um pouco abaixo em relação ao ano passado. No entanto, creditou este fato ao crescimento de seus adversários, entre eles, certamente, estão inseridos os GEOs, principalmente o Félix e o Sócrates.

Já o GEO Sócrates foi o que apresentou maior crescimento, saltando de de dois terceiros lugares no ano passado para dois títulos nessa edição do Intercolegial, nas categorias sub-18 não federada feminina e sub-13 não federada masculina. A escola fechou seu ótimo retrospecto com o segundo lugar na sub-15 e o terceiro na sub-13, ambas não federadas femininas.





Voltar