Mais de 500 estudantes disputam as oito categorias do xadrez no ginásio do Santa Mônica Centro Educacional, em Jacarepaguá
Clique para ampliar

Irmãos do projeto GEO (Ginásio Experimental Olímpico), criado pela prefeitura do Rio, que começou no início de 2012, o Doutor Sócrates e o Juan Antonio Samaranch dominaram os tabuleiro do Intercolegial 2018. O primeiro foi o grande vencedor da modalidade, com quatro títulos na competição, disputada no ginásio do Santa Mônica Centro Educacional, na unidade de Jacarepaguá.

As meninas do GEO Sócrates foram a locomotiva da campanha espetacular. A escola de Guaratiba faturou as categorias sub-13, sub-15 e sub-18, todas entre não federadas. Campeões sub-18 federados os rapazes completaram a galeria de troféus.

Precursora do projeto GEO, o Juan Samaranch, que fica em Santa Teresa, dominou o pico de duas categorias masculinas não federadas: sub-13 e sub-15.

Anfitrião da penúltima modalidade da 36ª edição do maior campeonato entre estudantes do Brasil, o Santa Mônica Centro Educacional (SMCE), inscrito pela unidade de Cascadura, não saiu de mãos abanando e beliscou o primeiro lugar sub-18 federado feminino.

O SMCE é uma das escolas mais tradicionais do Intercolegial. Campeã geral em 2003 e 2005, posteriormente ficou durante nove anos ausente da competição e, apesar de toda a bagagem, é um iniciante na modalidade. O professor Clécio Martins explica um pouco do projeto do colégio com seus enxadristas.

— Este é o nosso segundo ano de xadrez no Intercolegial e, mesmo com pouco tempo de trabalho, nossa equipe, completa, conta com 50 alunos. Inscrevemos 32 atletas, em todas as categorias da competição. O Inter exige os melhores em cada modalidade — garante Clécio.

O Sistema Elite de Ensino, representado por sua unidade da Tijuca, honrou sua vocação para títulos no Intercolegial 2018 e ganhou a categoria sub-18 não federada masculina.

A competição fez tanto sucesso entre os participantes que muitos deles, empolgados com o alto nível apresentado, perguntaram à organização do evento se a edição do ano que vem terá, além dos confrontos individuais, disputa por equipes. A direção do Intercolegial disse que, brevemente, dará uma resposta sobre este pedido dos alunos.





Voltar