Judô do 37° Intercolegial Sesc O GLOBO tem domínio amplo e campanha espetacular do Santa Mônica Centro Educacional
Clique para ampliar

Para um estudante que sonha em se tornar atleta, nada melhor do que competir num palco onde já rolou uma Olimpíada. E foi neste espírito que o judô do 37° Intercolegial Sesc O GLOBO foi disputado, no Parque Olímpico da Barra, construído para a Rio 2016. Cerca de mil pessoas acompanharam o evento e viram o Santa Mônica Centro Educacional, inscrito por Cascadura, realizar a a melhor campanha nos tatames da Arena Carioca 1.

A estrutura foi de primeiro mundo e contribuiu para o desempenho de alto nível dos judocas, que desfrutaram de uma pesagem agilizada, de seis áreas de lutas e clima de montanha com o ar condicionado. Havia local de alimentação e duas ambulâncias com dois médicos e dois enfermeiros e mais um médico da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro para qualquer emergência.

Com desempenho espetacular, o Santa Mônica Centro Educacional (SMCE) faturou seis das dez categorias, sendo uma delas dividida com o GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba. A escola da Zona Norte se sagrou campeã da jovem federada feminina e da masculina, da livre federada feminina e da masculina, da jovem não federada masculina e por equipes da livre federada masculina.

Presente em todos os pódios do judô 2019, o SMCE ainda beliscou três vice-campeonatos (por equipes da livre federada feminina, por equipes da jovem não federada masculina e da jovem não federada masculina) e ficou em terceiro por equipes da jovem não federada feminina.

Como não poderia deixar de ser, a empolgação com o resultado para lá de expressivo foi geral. Procurando um olhar mais profissional, sem deixar de revelar certa surpresa com a predominância de seus atletas, o técnico de judô do SMCE, José Moura, comemorou o objetivo de apresentar crescimento em comparação a edição de 2018 e agora — evidentemente — quer mais para o ano que vem.

— No geral, houve evolução em relação ao ano passado. Foi acima da nossa expectativa. O Intercolegial deste ano teve um nível bem alto, o que não é novidade. A cada ano melhora — afirma José Moura.

Continua embaixo da foto.

Cada vez mais forte no Inter 2019, o GEO Doutor Sócrates se consolidou como a segunda força dos tatames e faturou três categorias: jovem não federada, tanto feminina, como masculina, e por equipes da jovem não federada feminina.

O GEO Juan Samaranch, de Santa Teresa, e o Loide Martha, de Caxias, completaram os vencedores do judô, com os títulos por equipe da jovem não federada masculina e por equipes da livre federada feminina, respectivamente.

Complementando os seus ótimos resultados, a escola da Baixada faturou mais dois vice-campeonatos (livre federada, tanto masculina, como feminina) e dois terceiros lugares (por equipes da livre federada masculina e da jovem federada feminina).

Já o GEO Samaranch levou o vice-campeonato por equipes da jovem não federada feminina e os bronzes jovens não federados masculino e feminino.

Os demais pódios ficaram com quatro escolas. A Escola Técnica Virgínia Patrick, de Maria da Graça, foi vice-campeã jovem federada feminina e terceira colocada da jovem federada masculina e da livre federada feminina. O Colégio Recriando, de Benfica, ganhou a prata da jovem federada masculina, enquanto o Darwin Gama, de Higienópolis, chegou em segundo por equipes da livre federada masculina, e o Sistema Elite de Ensino, inscrito pela Tijuca, em terceiro na livre federada masculina.

O 37° Intercolegial é apresentado pelo Sesc, realizado pelo jornal O GLOBO e produzido pela Abadai Eventos.





Voltar