Juan Samaranch volta aos treinos e projeta resultados melhores no vôlei, em 2021
Clique para ampliar

A Escola Municipal GEO Juan Samaranch, de Santa Teresa, fez história em 2014, quando se tornou a primeira instituição da rede pública a conquistar o título geral do Intercolegial. O interesse do colégio em participar de todas as propostas da competição sempre chama atenção dos organizadores. Neste ano, o Samaranch arrecadou quase duas toneladas e meia de alimentos e ficou em quarto lugar no Intersolidário. Mas o esporte, é claro, está na pauta e o objetivo no vôlei é chegar ainda mais longe do que na edição anterior.

O Samaranch, em 2019, ficou em quinto lugar no sub-15 não federado masculino, ao perder nas quartas de final para o Garriga de Menezes, de Jacarepaguá, que bateu campeão e em sexto na mesma categoria entre as meninas. O professor Marcos Silva reconhece as dificuldades causadas pela pandemia, mas mostra toda confiança em conquistar resultados melhores.

— A gente sempre pensa em evoluir. Sei que todas as escolas estão no mesmo barco, todas ficaram este tempo todo fechadas e sempre treinamos para que possamos estar no lugar mais alto. Treinamos sério, com respeito a todo o protocolo e aos poucos a gente vai voltando aos treinos normais. Notamos que os alunos estavam muito felizes nos treinos dessa semana, com brilho nos olhos, bastante motivados. Os pais também estão colaborando da melhor forma possível para que eu possa fazer as inscrições deles no Intercolegial, que é nosso principal objetivo — afirma o professor.

Depois de um longo período, Marcos comemorou bastante a volta aos treinamentos e salientou que todos vão ter de se esforçar um pouco mais para alcançar um bom nível técnico:

— A escola está voltando aos treinos aos poucos. Conseguimos reunir toda a equipe para treinar nesta semana, tanto a feminina como a masculina. Ficamos um ano e seis meses parados. Então, temos de correr para ver se conseguimos fazer o básico na quadra e dentro deste básico fazer um vôlei de qualidade — projeta.

Com as modalidades paradas no primeiro semestre, devido à pandemia, o Intersolidário entrou em quadra e arrecadou 14 toneladas de alimentos, dentro da Campanha Mesa Brasil Sesc RJ. E o Samaranch, como já é de costume, fez bonito mais uma vez. Marcos Silva mostrou todo seu orgulho ao comentar a participação da escola de Santa Teresa. 

— Ficamos bastante surpresos com nossa participação no Intersolidário. Nós arrecadamos 2.416 quilos e 200 gramas de alimentos. Foi uma campanha bastante proveitosa, ficamos em quarto lugar, mas se for parar para pensar, fomos a primeira escola pública a arrecadar a maior quantidade de alimentos. Ficamos bastante felizes e mais importante é a gente ter ajudado várias e várias famílias, creio que centenas delas.

O vôlei terá a disputa das categorias sub-16 não federadas masculina e feminina, com oito equipes em cada uma, no fim de semana dos dias 6 e 7 de novembro. Entre os meninos, o campeão será conhecido no sábado e o feminino, no domingo. Em ambos os casos, haverá confrontos de quartas de final, semifinal, disputa de terceiro lugar e a finalíssima. 

Vale ressaltar que as escolas só confirmarão as vagas das suas equipes na modalidade quando enviarem pelo site oficial do Intercolegial a lista de atletas, cujo prazo será encerrado dia 22 de outubro. O congresso técnico do vôlei está marcado para o dia 27 de outubro, em local a ser definido.

FOTO: Ari Gomes





Voltar