Juan Samaranch marca posição no xadrez com medalha de ouro de Pedro Henrique e título na categoria sub-15
Clique para ampliar

Sempre forte no xadrez do Inter, a Escola Municipal Olímpica Carioca GEO Juan Samaranch, de Santa Teresa, não passou em branco em disputa realizada na unidade de Bento Ribeiro do Santa Mônica Centro Educacional. Pedro Henrique Ferreira ganhou uma das seis medalhas de ouro da modalidade pela categoria sub-15 não federada.

Dono do único título da escola da rede pública, Pedro Henrique está no nono ano do ensino fundamental, seu último no Samaranch, que não tem ensino médio. O fato de se despedir do colégio com o ouro no peito depois de atravessar um período longe dos tabuleiros deixou o jovem de 14 anos entusiasmado.

— Meu último ano pelo GEO, o que aumenta muito a importância desta medalha, provavelmente no meu último torneio pela escola. A pandemia me atrapalhou muito porque eu iria disputar outros torneios, como o Estadual. Acabei ficando meio parado no xadrez porque tinha de resolver muitas outras coisas como trabalhos da escola, trabalhos online e não tive muito tempo para jogar. Voltamos a treinar mais forte há uns dois meses. Estou muito feliz por ter sido campeão — comemora Pedro.

Para se ter uma ideia do talento do enxadrista do Samaranch, o primeiro contato com o xadrez foi quando entrou no colégio para cursar o sexto ano. A identificação foi imediata.

— Descobri no próprio GEO. Entrei no sexto ano e desde a primeira vez que joguei senti que era aquilo para mim. Nunca tinha jogado antes — conta ele, que não pretende mais se separar dos tabuleiros.

— Eu penso que quero levar o xadrez para a minha vida. Mesmo depois de sair do GEO vou entrar em clubes, tentar jogar por outras escolas. Quero continuar levando isso para a minha vida, porque eu sei que mesmo se eu não for campeão mundial ou uma coisa muito grande, o xadrez pode me ajudar em muita coisa ainda — completa.

Apesar do domínio amplo do Santa Mônica Centro Educacional, com quatro medalhas de ouro, o Samaranch deixou a sua marca com Pedro Henrique e sacramentou o domínio da sub-15 com o bronze de Hugo da Cruz. A escola obteve a segunda melhor campanha do xadrez e completou seu desempenho com um segundo lugar e dois terceiros nas outras seis categorias.

O 39° Intercolegial é uma realização do jornal O GLOBO em parceria com o Sesc RJ e produção da Abadai.

Na foto abaixo, Pedro Henrique exibe sua medalha de ouro.

FOTOS: Ari Gomes




Voltar