Irmãs gêmeas, Kamilla (à direita) e Karollina carregam o xadrez no DNA
Clique para ampliar

Bruna Cura

As irmãs gêmeas Kamilla e Karollina Reis Rodrigues, de 17 anos, do Sistema Elite de Ensino, inscrito pela unidade da Tijuca, mandaram bem na disputa do xadrez no Intercolegial 35 anos, realizada no Santa Mônica Centro Educacional, da Freguesia.

Kamilla (à direita na foto) ficou com a prata da categoria livre feminina e Karollina ficou próxima do pódio. A história delas no zadrez já vem de longe, mais precisamente do avô delas. Sylvio Rezende é o autor de diversos livros sobre a abordagem pedagógica do xadrez nas escolas. E Karollina ressaltou a importância do avô na vida das irmãs enxadristas:

- Jogamos desde 2012. Começamos porque nosso avô é o Sylvio Rezende, um dos que começou a inventivar a prática do xadrez na escola, e também por causa do GEO. A gente estudava no Samaranch e lá incentivam a gente. Agora estamos no Elite.

As meninas ganharam bolsa de estudos no Sistema Elite devido ao bom desempenho no xadrez. E elas não devem se separar nem na faculdade. Karollina quer fazer arquitetura, que também é uma das opções de Kamilla, que ainda está na dúvida entre arquitetura e engenharia.

As gêmeas já se enfrentaram algumas vezes em competições, o que, para elas, é normal.

- Nós nos damos muito bem, também treinamos em casa. Toda competição ficamos entre as finalistas e de vez em quando nos enfrentamos, e é meio ruim, mas faz parte - afirma Kamilla.




Voltar