Intercolegial 40 anos iniciará o planejamento em reunião no dia 14 de dezembro
Clique para ampliar

A temporada de 2021 terminou, mas o projeto para o ano que vem já está com toda a força. O jornal O GLOBO e a organização vão se reunir no dia 14 de dezembro, às 15h, para traçar o planejamento do Intercolegial 40 anos. No cronograma pensado, a proposta é que, no ano que vem, o Desfile de Abertura seja realizado no dia 10 de abril e a Festa de Encerramento no dia 14 de novembro, uma semana antes da Copa do Mundo.

Seguindo a programação sugerida, as inscrições terão início no dia 20 de março, com término em 1º de abril. O início das competições esportivas está projetado para 23 de abril e o fechamento para 6 de novembro. O Intersolidário, ação de muito sucesso no primeiro semestre de 2021, com 14 toneladas de alimentos arrecadados, ocupará boa parte do mesmo período do ano que vem, entre os dias 10 de abril e 30 de junho.

O projeto do Intercolegial 40 anos prevê 250 escolas no total e aumento de inscrição das escolas nos esportes coletivos de 72 para 90 equipes. Nos individuais a inscrição de colégios se manteria aberta, com limite apenas de alunos por escolas. A proposta dos organizadores é de contar com 17 modalidades: atletismo, badminton, basquete, basquete 3x3, Batalha do Passinho ou break dance, futsal, Games (Fifa 2022), handebol, hóquei na grama, jiu-jítsu, judô, natação, skate, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. O caratê também pode ser incluído.

Tudo ainda está no campo das ideias podendo haver mudanças com inclusão ou exclusão de esportes, mas esta é a relação das modalidades que a organização pretende trabalhar, sempre com muito diálogo e negociação para ter o apoio importante das federações esportivas. Vale ressaltar que, após a confirmação de cada esporte, é fundamental que haja divulgação, para que os colégios possam se preparar.

Nos esportes tanto coletivos como individuais, a ideia da organização é continuar a valorizar as instalações esportivas dos colégios. A pretensão para as finais, no entanto, é de utilizar as instalações olímpicas criadas na cidade.

Evento de enorme tradição no Inter, o Desfile de Abertura tem em seu projeto todas as normas olímpicas e um show, se mantendo a disputa de melhor torcida e a concorrência de melhor desfile. Já na Festa de Encerramento, um dos momentos mais esperados pelos atletas, estão previstos a premiação dos melhores colégios, show e a competição de Passinho ou break dance.

O Intercolegial é uma realização do jornal O GLOBO em parceria com o Sesc RJ e produção da Abadai.

FOTO: Ari Gomes



Voltar