Hugo Calderano para nas oitavas de final nos Jogos Rio 2016
Clique para ampliar

Primeiro medalhista olímpico de tênis de mesa, feito atingido nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, Hugo Calderano passou de promessa para um potencial candidato à medalha nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Aos 20 anos, o garoto, atual 7º colocado no ranking sub 21 e 59º no adulto, conquistou ouro tanto no individual quanto por equipes nos últimos Jogos Pan-Americanos, realizados em Toronto, em 2015.

- Meu pai, que também foi meu professor de Educação Física e técnico nos Intercolegiais, sempre me dizia: o jogo não pode ser mais importante do que a pessoa que joga. Sempre dê o seu melhor para vencer, mas não se esqueça de que é apenas um jogo. Participar do Intercolegial foi uma experiência muito boa. Na minha última, minha irmã também competiu e nós garantimos o troféu da competição para o Colégio Santo Inácio – disse Hugo, atualmente atleta do clube alemão Ochsenhausen.

Nos Jogos Olímpicos, Hugo igualou a campanha de seu xará e técnico da equipe feminina Hugo Hoyama, atingindo as oitavas de final. Do outro lado da mesa, o japonês Jun Mizutani, número 6 do mundo. Calderano lutou bravamente como todo brasileiro, mas perdeu o duelo por 4 sets a 2 (11/5, 11/6, 11/13, 8/11, 11/8 e 12/10). As lágrimas de seu rosto após a partida não eram de tristeza. E sim de felicidade e dever cumprido, pois toda a torcida presente no Riocentro o aplaudiu de pé, reconhecendo a campanha e o talento dessa jovem promessa.




Voltar