Há dez anos no comando do xadrez do Intercolegial, Elcio exalta o nível técnico da competição
Clique para ampliar

O comando da organização do xadrez, que há 11 anos faz parte do calendário do Intercolegial, está há uma década nas mãos de Elcio Moura. A este currículo somam-se mais quatro campeonatos mundiais, seis Pan-Americanos e um bocado de Brasileiros. Árbitro e profissional da modalidade há 20 anos, ele aponta o Inter como um evento de alto nível técnico, principalmente por ter visto e ajudado a muitos atletas a se desenvolverem na competição.

— Este é o maior evento de xadrez do estado do Rio. Por isso podemos mensurar a importância da competição porque o Inter qualifica vários competidores para outras provas de grande visibilidade — constata Elcio.

Nestes dez anos à frente do xadrez da maior competição entre estudantes do Brasil, Elcio viu surgir excelentes enxadristas. Tanto que nesta edição ele resolveu “puxar” alguns ex-competidores para o quadro de arbitragem da competição.

— O nível dos alunos que disputam o Inter é bem alto, é o topo. Isso me faz chamar alguns para me ajudarem na arbitragem. Posso sempre contar com eles — conta ele. 

Elcio diz ainda que o xadrez serve de suporte para os alunos que o praticam. Segundo ele, o enxadrista, na maioria das vezes, consegue ter desempenho melhor do que outros alunos porque desenvolve a capacidade de pensar com mais rapidez.

— O xadrez é o esporte da integração, do trabalho, da memória, do raciocínio veloz , do cálculo... O nível intelectual do enxadrista tende a ser mais elevado — garante.

A aparição de uma “família” de micos no ginásio do Santa Mônica Centro Educacional, palco da competição que reuniu 550 alunos, confirmou a teoria da capacidade de concentração do alunos, segundo Elcio. A barulheira produzida pelos animais pareceu que atrapalharia a competição. Porém, assim que a arbitragem iniciou a partida, os competidores ignoraram a farra dos bichos.

— Esses alunos são disciplinados e têm muita concentração. Bastou eu sinalizar o início da prova que eles esqueceram os micos para jogar. Essa atitude mostra o alto nível de concentração deles — disse Elcio.





Voltar