Goleiro do Realengo é protagonista do bicampeonato no handebol
Clique para ampliar

Pela categoria sub-18 masculino do handebol no Intercolegial 2014, o Realengo conquistou o segundo título consecutivo e, pela segunda vez, teve o goleiro Francisco Costa como grande herói. A escola da Zona Oeste vencia o Triângulo, de Bento Ribeiro, por 18 a 17, já nos segundos finais, quando ele defendeu um tiro de sete metros, garantindo a conquista. A rodada de encerramento da modalidade foi disputada no ginásio do Colégio Newton Braga, na Ilha do Governador.

Ao término do jogo, Francisco foi levantado por seus companheiros de time, mas ele já estava acostumado com o posto de protagonista. No ano passado, o Realengo foi para a final com o Ciep Jean Baptiste Debret, de São João de Meriti, e o jogo empatou de precisou ser decidido nos tiros de sete metros. E o garoto pegou duas cobranças e foi o grande nome da conquista em cima de uma das potências do handebol.

– É o segundo ano já que isso acontece. Ano passado eu nem joguei a final e entrei já para os tiros. Consegui defender dois. Esse ano passou um filme na minha cabeça. Foi na mesma quadra, aqui na Ilha. Enfim. Quando consegui defender foi muito bom – conta o jovem de 17 anos, que ainda poderá disputar mais um Intercolegial, pois está no segundo ano do ensino médio.

Durante a partida, além do tiro de sete metros no finalzinho, o goleiro já havia defendido outras duas cobranças durante a partida. Crítico, o técnico Rogério Alves fez elogios a Francisco, mas lembrou que sua equipe, inclusive o próprio goleiro, não fizeram grande partida.

– Não fizemos um bom jogo, erramos em muitos aspectos, por isso foi bastante sofrido. E o Triângulo tem um grande time. No ano passado fomos campeões nessa categoria na decisão de tiros de sete metros, mas esse ano foi ainda mais difícil. Nosso goleiro mesmo, apesar de ter sido o herói do título, não fez um de seus melhores jogos. Mas goleiro tem que ter estrela... – comentou o treinador do Realengo.




Voltar