Giuliana (à esquerda) para o relógio ao perceber nervosismo da rival em duelo pelo xadrez do 37º Intercolegial Sesc O GLOBO
Clique para ampliar

O fair play e o respeito entre os competidores são os principais valores de quase 40 anos de história do Intercolegial. E o xadrez da 37ª edição da maior competição entre estudantes do Brasil, disputado no Santa Mônica Centro Educacional, em Cascadura, teve um exemplo claro desta filosofia, com Giuliana Pires, aluna do GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba, 

A enxadrista da escola da Zona Oeste não pensou duas vezes e pausou o seu relógio ao perceber o nervosismo de Marilíssia da Silva, do GEO Juan Antonio Samaranch, de Santa Teresa. Depois, procurou acalmar a rival, para que respirasse e pudesse pensar na melhor jogada. 

— Ela estava muito nervosa então parei o tempo para que ela pudesse se acalmar. Ela estava tremendo, então parei o relógio. É o meu terceiro Intercolegial e nunca tinha passado por esta situação — conta Giuliana (na foto acima à esquerda), de 14 anos, aluna do nono ano do ensino fundamental.

Após a pausa, Marilíssia se recuperou e acabou ganhando a partida. No final, ela terminou com a quinta colocação, enquanto Giuliana ficou em sétimo lugar.

— Acabei ganhando a partida. Fiquei muito agradecida, pois estava muito nervosa e ela foi muito legal em fazer isso, mesmo custando a vitória a ela, pois se ela não parasse o relógio, venceria o confronto — afirma Marilíssia, da mesma idade e série de quem era sua rival e acabou se tornando amiga.

A ação de Giuliana foi exaltada por Antônio Holanda, treinador de xadrez do GEO Juan Antonio Samaranch. Ao receber um dos três troféus conquistados pela escola de Santa Teresa, ele pediu o microfone e exaltou o gesto da aluna do GEO Sócrates, seu principal adversário no tabuleiros.

O 37° Intercolegial é apresentado pelo Sesc, realizado pelo jornal O GLOBO e produzido pela Abadai Eventos.





Voltar