Favoritismo prevalece na primeira rodada do futsal do Inter 2019, no ginásio do Colégio Odete São Paio, em São Gonçalo
Clique para ampliar

"Taí o que você queria. Bola rolando no 37º Intercolegial Sesc O GLOBO". A adaptação da frase de Januário de Oliveira, ex-narrador de partidas memoráveis do futebol carioca e brasileiro, cai como uma luva para a primeira rodada do futsal. Como toda estreia, o habitual frio na barriga amarrou um pouco alguns duelos, mas não impediu vitórias dos favoritos Odete São Paio, de São Gonçalo, donos da casa; e do Percepção, de Irajá.

A rodada teve quatro jogos da sub-18 não federada masculina e o público compareceu em bom número. A meninada do Odete São Paio, atual vice-campeão da categoria, não decepcionou sua animada torcida e fez bonito. Com atuação inspirada e equilíbrio tanto na defesa, como no ataque, a equipe bateu por 4 a 0 o Sesi Maracanã.

O técnico Fernando Lessa se mostrou bastante satisfeito com a atuação do Odete São Paio (foto acima). Sua maior alegria foi a dedicação de seus atletas, que segundo suas palavras, cumpriram em quadra o que foi combinado nos treinos.

Foi o primeiro jogo, é sempre um pouco tenso. Implementamos o que viemos fazendo nos treinamentos, as jogadas ensaiadas fluíram legal, e resultaram em gols, o que é melhor ainda - analisa o professor, que aproveitou a vantagem para dar ritmo de jogo a seus atletas:

No segundo tempo eu segurei um pouco o time, porque não dá para jogar mais 20 minutos na intensidade que a estávamos jogando e a equipe cansou. Comecei a rodar o time, propondo que o adversário viesse para cima, a gente pudesse contra-atacar e no final deu certo, conseguimos fazer mais um gol. Agora é preparar para os próximos jogos.

Os garotos do Percepção também golearam, mas engana-se quem pensa que  a vitória foi fácil. O Cefet Celso Suckow da Fonseca, outra instituição do Maracanã, vendeu caro a derrota, principalmente no primeiro tempo, que terminou com vantagem de 2 a 1 para a escola de Irajá. Após o intervalo, o Percepção aumentou a intensidade do jogo e o sistema ofensivo funcionou melhor para fechar em 5 a 1.

O técnico do Percepção, Ramon Souza, reconheceu que esperava um rendimento melhor, mas acredita que a inexperiência da equipe e o início da temporada influenciaram no comportamento da equipe.

- Nossa atuação foi um pouco abaixo do que esperávamos. Mas é uma equipe nova, acho que eles sentiram um pouco o jogo. É o time que no ano passado ganhou o sub-15 e agora subiu para o sub-18. Mas no segundo tempo deu para caminhar legal. Foi o primeiro jogo do ano, e expectativa para o intercolegial é a melhor possível.

Nos demais partidas, o Colégio Estadual Infante Dom Henrique venceu por 5 a 2 o Pedro II, inscrito pela unidade da Tijuca; e o Instituto Educacional Sarah Kubitschek (foto abaixo) foi o último classificado do dia ao superar por 7 a 2 o Sistema Elite de Ensino, mais um colégio inscrito pela Tijuca.

Já o João Paulo I, de Bangu, avançou de fase por WO. O CAp Paulo Gissoni, de Realengo, não apareceu ao jogo.

O Intercolegial é apresentado pelo Sesc, realizado pelo jornal O GLOBO e produzido pela Abadai Eventos.


Resultados da primeira rodada:

Colégio Estadual Infante Dom Henrique 5 x 2 Pedro II

Odete São Paio 4 x 0 Sesi Maracanã

Percepção 5 x 1 Cefet Celso Suckow da Fonseca

Instituto Educacional Sarah Kubitschek 7 x 2 Sistema Elite de Ensino

João Paulo I W x O CAp Paulo Gissoni





Voltar