Expoente da natação brasileira, Patrícia Amorim participou do primeiro Intercolegial, em 1982
Clique para ampliar

Cria do primeiro Intercolegial, disputado no longínquo ano de 1982, a ex-nadadora Patrícia Amorim esteve presente no Desfile de Abertura da 37ª edição da competição, realizado na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra.

Nas piscinais da competição ela deu seus primeiros passos no esporte antes de se tornar referência de uma geração, com 28 títulos nacionais, 29 recordes sul-americanos, 85 brasileiros, 180 estaduais, e a participação nas Olimpíadas de Seul, na Coreia do Sul, em 1988.

Convidada para participar da cerimônia e hastear uma das bandeiras na solenidade, Patricia se emocionou ao lembrar dos momentos que passou quando tinha apenas 13 anos de idade.

- Na época eu não imaginava que o Intercolegial se tornaria nesse grande evento que é hoje. É emocionante ver essa festa que me traz recordações tão boas. Saber que a competição resistiu, cresceu e agora faz eventos numa arena olímpica é muito legal. Parabéns a todos que organizam o Inter e que seguem descobrindo talentos para o esporte brasileiro - destaca Patricia.

Atualmente subsecretária do Legado Olímpico, Patricia disputou o Inter pelo antigo Colégio Rio de Janeiro, que ficava na Gávea. Ela vê a amizade e os laços que os competidores do Inter criam como uma das coisas mais importantes na disputa do torneio:

- O esporte escolar tem uma dinâmica diferente da célula clubística. Eu ia representar a escola e meus amigos iam torcer por mim. E quando eles competiam, eu incentivava eles. E isso acontece até hoje. Dentro de todas as dificuldades que o esporte enfrenta, saber que o Inter sobreviveu é muito gratificante.

O Intercolegial é apresentado pelo Sesc, realizado pelo jornal O GLOBO e produzido pela Abadai Eventos.




Voltar