Estreia no basquete faz parte do novo planejamento do GEO Samaranch para se adequar ao Intercolegial
Clique para ampliar

Para se adequar ao mercado, o Intercolegial sofreu profundas alterações na edição de 35 anos. As principais foram a saída de seis modalidades; a entrada do skate; e a criação da categoria sub-14, oriunda da união da sub-13 com a sub-15. Primeiro campeão geral da rede pública, o GEO Juan Samaranch, sentiu a mudança na pele – assim como todas as escolas do ensino fundamental, que só participam até a sub-14 e ficam de fora da sub-18, tanto federada, como não federada. A instituição de Santa Teresa, que é a atual tricampeã seguida da competição mais tradicional entre estudantes do Brasil, está se reinventando para chegar a seu quarto título seguido. 

E como em todas as transformações existe o lado bom, o GEO Samaranch aproveitou para atender um desejo antigo dos alunos, como explica o coordenador Marcelo Rolim: 

– Desde a criação do GEO, em 2012, eles pedem o basquete. Mas, pela nossa filosofia, não queríamos por um esporte como disciplina eletiva; e sim dança, arte, música. Em virtude dessas mudanças de regulamento, colocamos o basquete na grade.

 A estreia foi a melhor possível, com vitórias nas categorias sub-14 masculina (foto abaixo) e sub-14 feminina (foto acima). Os meninos superaram o Santa Clara, de Cordovil, por 27 a 7, e a meninas o Hélio Alonso, do Méier, por 16 a 0, com equipes bem postadas taticamente, com boas visões de jogo.  Resultados que deixaram satisfeita a técnica Simone Serpa 

– Para quem fez 10 aulas de 50 minutos cada, foi bom. Mas precisamos melhor mais. Vamos aproveitar esses dias para rever algumas coisas. Como é uma modalidade nova na escola, todos nós estudamos as regras juntos – disse Simone..

As vitórias trouxeram confiança ao GEO Samaranch, que espera repetir o sucesso de outras modalidades e conquistar bons resultados. No entanto, Marcelo faz uma pequena ressalva, já de olho nas dificuldades que a escola enfrentará na nova empreitada. 

– Nenhum planejamento é sorte, então viemos aqui para jogar, mostrar nossos valores e competências olímpicas, de respeito ao adversário e das regras. Muitos nunca tinham jogado, então foi um trabalho de muito aprendizado para todos, ainda mais numa modalidade nova para nós e cheia de projetos fortes – alerta o coordenador, ciente de que na próxima rodada do basquete, os rapazes enfrentarão o poderoso Centro Educacional Senador Camará, de Nova Iguaçu e as donzelas, o forte time do Ciep Álvaro da Fonseca Lontra, de Miracema. 

Entre as modalidades que não fazem mais parte do Intercolegial, o GEO Samaranch disputava tênis de mesa, badminton e luta olímpica, além de ter estreado no hóquei sobre a grama no ano passado. A escola não participava do caratê e do polo aquático. Para compensar, estará presente no skate, esporte estreante em 2017, e do Quiz, que também será realizado pela primeira vez. Além do basquete, o colégio de Santa Teresa também iniciará sua jornada no basquete 3x3.






Voltar