Escola Nova conquista o título do vôlei sub-16 não federado feminino com vitória sobre o Garriga de Menezes
Clique para ampliar

As meninas da Escola Nova, da Gávea, se sagraram campeãs da categoria sub-16 não federada no fechamento do vôlei do Intercolegial 2021, no ginásio do Camões Pinochio, em Jacarepaguá. Na decisão, a equipe da Zona Sul venceu por 2 sets a 1, de virada, o Garriga de Menezes, de Jacarepaguá. O bronze ficou com o Elite Rede de Ensino, inscrito pela Tijuca.

A campanha da Escola Nova começou com uma vitória sem maiores dificuldades sobre a Escola Municipal Olímpica Juan Samaranch, de Santa Teresa. Com uma atuação segura, o colégio da Gávea venceu por 2 sets a 0 (25 x 3/25 x 4). Na sequência, mais um triunfo de 2 a 0, desta vez em parciais duplas de 25 a 9 no duelo contra o Elite, que valeu classificação para a finalíssima.

O Garriga de Menezes, por sua vez, entrou diretamente nas semifinais, contra o Cesc Camaradinha, de Nova Iguaçu, que havia derrotado por 2 a 0 o Elpídio da Silva, de Padre Miguel. A escola de Jacarepaguá assegurou a vaga na decisão com vitória por 2 a 0 sobre o adversário da Baixada, com parciais de 25 a 9 nos dois sets.

A briga pelo título marcou o encontro de velhas conhecidas, que já protagonizaram embates pesados. Rivalidade? Muita, mas tudo dentro das regras da conduta esportiva. A Escola Nova abriu boa vantagem no primeiro set, mas as meninas do Garriga de Menezes reagiram e, com muita vibração, fecharam em 25 a 18. A equipe da Zona Sul voltou a abrir frente, não deixou a intensidade cair e conseguiu segurar a reação sem dar chances às rivais, empatando a partida com parcial de 25 a 13.

No tie break, a Escola Nova confirmou o crescimento, manteve o ritmo forte e fechou o jogo marcando 15 a 7. A festa pela vitória, com direito a trilha sonora do DJ Acerola, transformou a quadra em pista de dança, regada a hip hop. O técnico Fabio Guzzo era um dos mais empolgados com a conquista durante a comemoração e a entrega do troféu e das medalhas.

— A gente voltou a trabalhar há pouco tempo devido à pandemia e as meninas estão readquirindo o ritmo. Elas gostam muito do Intercolegial e até por isso queremos entrar em mais modalidades. Esta competição é muito importante para as crianças e para o futuro do nosso país. Nesta época de pandemia é tão importante a criança sair de casa, fazer amigos, ter relações interpessoais — afirma o professor da Escola Nova, que fez questão de enaltecer o adversário:

— O Serginho (Sergio Raja, técnico do Garriga) é um super companheiro, um amigo. As garotas sempre fazem bons jogos e isso dignifica a competição escolar. Estou muito feliz. Quero agradecer a todo mundo, a minha escola, à direção, aos pais, aos atletas e ao Intercolegial.

Durante a briga pelo título, Guzzo procurou orientar bastante o seu time e, principalmente, dar tranquilidade às jogadoras, pois o Garriga não se entregou em momento algum.

— Como é um confronto tradicional, achei que nosso time começou querendo forçar muito e as meninas caíram numa armadilha delas mesmas. Pedi para ter um pouco menos de força e mais consciência. Depois o jogo andou e conseguimos uma bela vitória. Suada, mas muito legal! — comemora.

Na definição da medalha de bronze, o Elite bateu por 2 sets a 0 (25 x 10/25 x 6) o Cesc Camaradinha e conquistou a melhor campanha do vôlei no Inter 2021, pois ganhou o ouro no masculino.

A modalidade foi a quarta das seis que serão disputadas nos Jogos entre estudantes mais tradicionais do Brasil. O protocolo sanitário mais uma vez foi respeitado por todos os envolvidos. Foram realizados 98 exames no sábado passado (6/11) e mais 95 neste domingo (7).

Assim como na véspera, houve um minuto de silêncio antes de cada partida, em homenagem ao coordenador do vôlei do Intercolegial, o árbitro internacional Murilo Aguiar, falecido no dia 27 de outubro. Ano que vem, a direção vai instituir o Troféu Murilo Aguiar para o colégio com melhor aproveitamento no vôlei e no vôlei de praia na edição dos 40 anos do Intercolegial.

O 39° Intercolegial é uma realização do jornal O GLOBO em parceria com o Sesc RJ e produção da Abadai.

FOTOS: Ari Gomes




Voltar