Escola Municipal Professor e Escritor Daniel Piza surpreende com vice-campeonato no basquete 3x3 jovem misto
Clique para ampliar

A Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza, de Acari, vive da superação e do esforço de seus professores e alunos. E isso ficou claro no basquete 3x3 do 37 Intercolegial Sesc O GLOBO, disputado no Sesc Ramos. O colégio chegou até a final da categoria jovem mista, deixando adversários tradicionais pelo caminho, como o Santa Mônica Centro Educacional e o GEO Doutor Sócrates. Na decisão, fez jogo duro, mas acabou perdendo por 13 a 9 para o Loide Martha e ficou com a medalha de prata.

A derrota — como não poderia deixar de ser — doeu, mas passou longe de ser motivo de tristeza para o professor Victor Ventura, que comemorou o vice-campeonato e a boa campanha.

— Nosso desempenho é consequência do trabalho. A gente se inscreve e eu falo para eles: "Não sei se a gente vai ser campeão, mas se fizermos nosso trabalho, vamos conseguir nosso objetivo". É tudo consequência do trabalho. Não é trabalho para ganhar, é para eles competirem, terem essa vivência diferente. Jogar é muito importante para eles. A consequência hoje foi esse segundo lugar — afirma o treinador.

A escola de Acari passou por uma tragédia em março de 2017, quando a aluna Maria Eduarda foi atingida por quatro tiros vindos de fora da escola e faleceu justamente na quadra do ginásio. Ventura falou sobre a superação do trauma e da continuidade do trabalho na Daniel Piza, que sempre teve a educação física como um trunfo e um dos pontos fortes.

— A gente não parou o trabalho no colégio. Esses meninos estavam lá no dia da tragédia, foram embora um pouco antes, mas escutaram o tiroteio, estavam dentro da escola ainda. Alguns conheciam a Maria Eduarda, jogaram com ela. Para a gente é muito importante não ter parado o trabalho, persistido — recorda o professor, que também procurou falar da participação no basquete 3x3 do Inter 2019:

— A tabela tava pesada, pois o sorteio não foi bom pra gente. Pegamos jogos contra adversários fortes, mas nossa equipe tem esse brilho de querer ganhar. Nosso masculino já foi quarto lugar, o feminino já foi bem também. Este resultado é muito importante.

Driblar situações adversas faz parte do cotidiano das escolas da rede pública. E esse assunto passa longe da esfera esportiva. A falta de estrutura e a violência são apenas algumas das situações complicadas.

— Nem pensamos em desistir, apesar de a obra ter começado e não ter terminado, e da falta de um espaço adequado... Os alunos tiveram que limpar a quadra, tirar material de construção, para poder continuar o trabalho. Quando começou a obra, fomos para outra quadra não adequada, na Vila Olímpica, mas estávamos sempre com eles. Essas últimas semanas várias vezes a escola teve que fechar cedo, não puderam treinar, por causa de operação da polícia. A gente acredita muito no que faz. Carregamos essas crianças para tudo quanto é lugar. Fomos para Petrópolis nesse ano, disputar outra competição. Vamos para onde for possível. Muito do que construímos é reflexo deles, da resposta deles. Esse troféu, essa medalha é para eles. A gente é só o fio condutor — finaliza o professor, emocionado.

A campanha da Daniel Piza começou com uma vitória sofrida por 2 a 1 sobre o Elpídio da Silva, de Padre Miguel. Depois, nas quartas de final, ganhou de 4 a 0 do GEO Sócrates, de Guaratiba. Na semifinal, contra o tradicional e forte Santa Mônica Centro Educacional, inscrito pela unidade de Cascadura, a equipe fez um jogo emocionante e buscou mais um triunfo por um ponto de diferença (9 x 8). Na decisão, não resistiram ao bom time do Loide Martha, que venceu por 13 a 9 e levou a medalha de ouro para Caxias.

O 37° Intercolegial é apresentado pelo Sesc, realizado pelo jornal O GLOBO e produzido pela Abadai Eventos.





Voltar