Em duelo entre xarás, recheado de emoções, Cesc Suzano leva a melhor sobre o Cesc Camaradinha na final do handebol feminino
Clique para ampliar

Foram mais de nove horas de duração e disputa de oito confrontos para o encerramento do handebol no Intercolegial 2021. As maiores emoções foram guardadas para a finalíssima, com direito a empate nos últimos segundos e decisão nos tiros de sete metros, ingredientes que deram maior brilho ao Cesc Suzano, campeão da categoria sub-16 livre feminina. A competição foi realizada neste domingo (3/10), no ginásio do Centro Municipal de Eventos de Nilópolis.

O título entre as meninas conferiu ao Cesc (Centro Educacional Suzano da Costa), de Guaratiba, o status de único campeão do handebol do Inter 2021, pois o colégio também conquistou a outra categoria da modalidade na 39ª edição dos Jogos (sub-16 livre masculina).

O segundo e último dia do handebol começou cedo. Às sete da manhã já estava tudo preparado para receber as escolas com todos os procedimentos para o protocolo sanitário. Foi a vez das meninas fazerem o teste de antígeno nasal e tudo transcorreu normalmente, com 139 exames realizados.

Quando a bola quicou, as emoções começaram, mas ninguém seria capaz de prever o fim da história. Nem o roteirista mais criativo. No primeiro confronto, o Cesc Camaradinha, de Nova Iguaçu, bateu por 22 a 8 o Loide Martha, de Caxias, e se classificou para a semifinal. A vaga na decisão aconteceu novamente com 22 gols convertidos, mas desta vez com 14 marcados pelo adversário, o São Lucas, de Santa Cruz.

Xará do Cesc Camaradinha, o Cesc Suzano se credenciou para disputar o título ao derrotar por 26 a 15 o Ciep Jean Baptiste Debret, de São João de Meriti e, na sequência superar por dois gols de diferença (18 x 16) o Recriando, de Jacarepaguá, num duelo recheado de emoções.

Até então, um sol forte ditava o clima da disputa do handebol feminino. Adversários de nomes iguais, as equipes se mostraram bem diferentes no primeiro tempo da finalíssima. O Cesc Camaradinha entrou com mais atitude, dominou a partida e terminou o primeiro tempo vencendo por 9 a 6. Após o intervalo, o equilíbrio tomou conta. Assim como o tempo, que passou a ameaçar forte chuva, o Cesc Suzano também se transformou. Foi tirando a diferença, acabou empatando em dez gols e passou à frente.

Mas o Camaradinha não se entregou, voltou a liderar o placar e chegou a estar ganhando por um gol duas vezes, nos últimos segundos. Quando todos pensavam que a escola de Nova Iguaçu venceria a parada, o Cesc Suzano conseguiu um tiro de sete metros nos instantes finais. Coube à camisa 10, Samanta Martins, a responsabilidade de cobrar e converter a infração, dando números finais ao confronto (17 x 17).

No futebol, dizem que a disputa de pênaltis é loteria. Os tiros de sete metros do handebol não são muito diferentes: ou é a hora do artilheiro ou, a do goleiro. No caso do Cesc Suzano, os dois foram protagonistas. Com quatro defesas, Mellysse Rocha garantiu atrás e abriu caminho para a Samanta, que voltou a aparecer e converteu a cobrança que deu a vitória (3 x 2) e o título para a escola de Guaratiba.

"É campeão!!!" O grito das meninas e dos professores do Cesc Suzano ecoou com força em meio a relâmpagos, trovoadas e a chuva que caiu graúda em Nilópolis.


FOTOS: Ari Gomes




Voltar