Elpídio da Silva e Cesc Camaradinha abrem o basquete 3x3 neste sábado (16/10), às 9h30, na Vila Olímpica da Mangueira
Clique para ampliar

Depois da estreia com o handebol e da pausa de um fim de semana em razão do feriado de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil, o Intercolegial está de volta com o basquete 3x3, neste sábado (16/10), a partir das 9h30, no Ginásio Jamelão, na Vila Olímpica da Mangueira. Adotado com sucesso e rigor máximo no esporte que iniciou os Jogos, o protocolo sanitário, elaborado pelo Hospital Sírio Libanês, voltará com atenção máxima. Para saber todos os detalhes dos procedimentos, clique aqui.

Responsável por duas escolas, o tradicional Elpídio da Silva, de Padre Miguel, e a Emoc Nicarágua, de Realengo, Egnaldo Guedes já disputou muitas edições do Inter. O professor conta que os colégios sentiram bastante o intervalo de mais de um ano e meio sem a competição. Por conta disso, vai aliviar o grau de exigência nos resultados e mirar na oportunidade que seus alunos terão de voltar às quadras.

— O Elpídio da Silva já tem tradição no basquete 3x3, mas ficamos muito sempre sem treinar, desde março do ano passado. Retornamos há coisa de um mês. Fico muito feliz com a volta do Intercolegial, que é um fator motivacional muito importante para os jovens e para nós, profissionais de educação física, que atuamos na área esportiva com objetivo de descobrir talentos e formar cidadãos, acima de tudo. O objetivo da escola é unir o esporte com a questão pedagógica. Não basta apenas formar o atleta. É fundamental que ele evolua como cidadão e seja produtivo para a sociedade. O esporte é uma ferramenta para o amadurecimento pessoal. As conquistas e as derrotas ensinam bastante — afirma Egnaldo, que também falou um pouco sobre o projeto desenvolvido na Emoc Nicarágua:

— É um trabalho recente. Logo que começou veio a pandemia. Em 2020, a escola ia participar pela segunda vez. Agora é que estamos retornando aos treinamentos, com muitas restrições. Queremos marcar presença por conta do compromisso com a questão esportiva, por isso é uma Emoc (Escola Municipal Olímpica Carioca), que também é voltada para a educação aliada ao esporte

A felicidade pela volta do Inter foi grande. Egnaldo, no entanto, ainda tinha uma preocupação. Como a organização do Intercolegial, uma realização do jornal O GLOBO em parceria com o Sesc RJ e produção da Abadai, encontraria uma maneira de prevenir os participantes, muitos de grupo de risco, do contágio do coronavírus. Ao saber dos protocolos, elaborados pelo Hospital Sírio Libanês e seguidos à risca como é a tradição dos Jogos em relação a seus regulamento, a confiança foi total.

— Outra questão relevante é a pandemia que estamos vivendo, que é uma situação muito complicada para todos. A atitude do Inter de fazer os protocolos para todos os participantes serve como um aprendizado enorme principalmente para os jovens. Estes cuidados são muito importantes para mim e para a escola. Nós já estamos pensando em 2022 — revela o professor.

As três categorias do basquete 3x3 terão as fases de quartas de final, semifinais e a decisão. Com horários aproximados, já que a definição de vitória pode acontecer após término de tempo, ou por pontuação máxima atingida, a categoria livre feminino abrirá a modalidade, às 9h30, com oito confrontos e previsão de duração de uma hora até que o campeão seja conhecido. E o Elpídio da Silva será o primeiro a entrar em quadra, ao lado do  Cesc Camaradinha, de Nova Iguaçu, para o primeiro duelo do dia. Na sequência, por volta das 11h, será realizado o torneio feminino de arremessos.

Os trios mistos entrarão em quadra aproximadamente às 11h30 para a disputa da categoria jovem, também em oito partidas. A mistura de meninos e meninas no mesmo time é uma marca exclusiva do Intercolegial, um pioneirismo da maior competição entre estudantes do Brasil. O Luiz de Camões, de Jacarepaguá, e o Cesc Camaradinha abrem os trabalhos. Após a final, os será a vez dos meninos brigarem pelo ouro na disputa de arremessos.

Para encerrar o basquete 3x3, as escolas medirão forças para ver quem chega ao topo da categoria livre masculina, em mais oito embates eliminatórios. E o primeiro jogo promete, com as fortes equipes do Santa Mônica Centro Educacional, inscrito por Cascadura, e o Loide Martha, de Caxias.

FOTO: Ari Gomes




Voltar