Do Intersolidário às seis modalidades, passando pelo protocolo sanitário: Intercolegial supera barreira para os 40 anos
Clique para ampliar

O xadrez online garantiu o 38° ano seguido do Intercolegial, em 2020, numa fase complicada da pandemia. Neste ano, o Intersolidário já esquentou os motores para a tão esperada volta das competições presenciais. Graças à ampla vacinação e ao rígido protocolo sanitário elaborado pelo Hospital Sírio Libanês, o Inter 2021 entrou em quadra no início de outubro para a disputa do handebol e, após seis modalidades, o Santa Mônica Centro Educacional foi o campeão geral. Durante toda a competição, foram realizados 932 testes de antígeno nasal.

Encontrar o caminho para o retorno dos Jogos não foi nada fácil. Tendo a saúde como prioridade máxima, algumas adaptações foram necessárias e até mesmo o regulamento teve de sofrer alterações. As modalidades foram selecionadas  criteriosamente e chegou-se ao reduzido número de seis. Os esportes escolhidos foram o vôlei, o handebol — que estão presentes desde a primeira edição do Intercolegial —, o skate, que trouxe três medalhas de prata nas Olimpíadas de Tóquio, o basquete 3 x 3, o vôlei de praia e o xadrez.

O handebol marcou a estreia do Inter 2021, nos dias 2 e 3 de outubro, no Centro Municipal de Eventos de Nilópolis. A modalidade entrou em quadra no primeiro dia com a disputa masculina, mas as atenções foram divididas com o protocolo sanitário. E o sucesso foi absoluto. Foram realizados 131 testes.

As delegações das escolas participantes foram recebidas por um staff numeroso para orientar e executar os testes. Árbitros, atletas, professores, delegados, profissionais da imprensa, fiscais, profissionais de limpeza, todos fizeram testes e entraram no ginásio, que funcionou como uma bolha sanitária. Após o resultado negativo e a aferição da temperatura, quem entrasse na área de competição só poderia deixar o local se não voltasse mais.

Dentro do ginásio, tudo transcorreu com o máximo de esforço para respeitar o protocolo sanitário. Todos usavam máscaras — inclusive os atletas do banco de reservas e os treinadores —, havia totens de álcool gel espalhados no ginásio, distanciamento com áreas demarcadas para as delegações das escolas e controle dos banheiros para evitar aglomerações. Fora das quatro linhas, o locutor lembrava a cada intervalo da obrigatoriedade do uso da máscara.

Dentro de quadra, o Cesc Suzano, de Guaratiba, dominou amplamente o handebol e faturou as duas categorias em jogo: sub-16 livre masculina e sub-16 livre feminina, disputada no segundo dia de competições, quando mais 139 testes de antígeno nasal foram realizados.

Como toda experiência nova, o protocolo sanitário ainda foi um tema bastante presente no basquete 3x3, que deu sequência ao 39° Intercolegial, no dia 16 de outubro, na Vila Olímpica da Mangueira. Os protocolos foram rigorosamente seguidos, repetindo os procedimentos do handebol. O esporte foi disputado em um único dia e mais 147 exames foram feitos em todos os envolvidos na competição.

O basquete 3x3 foi dividido em três categorias e três escolas diferentes conquistaram os títulos: Loide Martha, de Caxias (livre masculina); Camões Pinochio, de Jacarepaguá (sub-15 mista); e ADN Master, do Méier (livre feminina).

Muito esperado após os excelentes resultados do Brasil ao estrear nas Olimpíadas de Tóquio, o skate teve a Vila Olímpica do Encantado como palco e o alto astral como principal característica. Todos mais uma vez tiveram de respeitar todo o protocolo sanitário e se submeter ao incômodo cotonete no nariz para mais 58 testes.

Quarta modalidade do Inter 2021, o vôlei foi disputado em dois dias (6 e 7/11), no ginásio do Camões Pinochio, em Jacarepaguá. A disputa foi marcada por uma grande perda. Exatamente no dia do congresso técnico da modalidade, no dia 28 de outubro, o coordenador do vôlei e do vôlei de praia dos Jogos, Murilo Aguiar, faleceu e deixou uma lacuna impossível de ser preenchida. O renomado árbitro internacional esteve presente desde a primeira edição do Intercolegial, em 1983. Houve um minuto de silêncio antes de cada uma das partidas disputadas.

O Elite Rede de Ensino, inscrito por sua unidade da Tijuca, e a Escola Nova, da Gávea, se sagraram campeões das categorias sub-16 não federada masculina e sub-16 não federada feminina, respectivamente. O protocolo sanitário mais uma vez foi respeitado por todos os envolvidos e foram realizados 98 exames no primeiro dia e mais 95 no segundo.

Por reunir muitos competidores e concentrar todos os participantes e todo o staff ao mesmo tempo, o xadrez gerou uma preocupação diferente no Inter 2021. Para evitar problemas,  a fiscalização foi maior e houve aumento no número das pessoas responsáveis pelos testes, que chegaram ao total de 150. Mesmo na hora das filas, o distanciamento foi respeitado, graças à estrutura da unidade de Bento Ribeiro do Santa Mônica Centro Educacional (SMCE), local da competição. A fiscalização para o uso das máscaras durante todo o evento foi intensa.

Nos tabuleiros, o SMCE, anfitrião da modalidade, teve desempenho irretocável e conquistou os títulos de três das seis categorias. Completaram a galeria dos campeões a Escola Municipal Olímpica Carioca GEO Juan Samaranch, de Santa Teresa, a Escola Municipal Olímpica Carioca GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba, e o Loide Martha.

Depois de pouco mais de dois meses, o vôlei de praia fechou a 39ª edição dos Jogos entre estudantes mais tradicionais do Brasil, no Sesc Nova Iguaçu. Dono da melhor campanha na disputa do vôlei de quadra, o Elite teve um desempenho perfeito na areia e conquistou as duas categorias da modalidade, com os primeiros lugares da sub-18 não federada feminina e da sub-18 não federada feminina. O encerramento também marcou o último dia do protocolo sanitário, com mais 114 testes de antígeno nasal realizados.

Aliado à educação, o esporte é o fio condutor do Intercolegial. E ver os jovens voltarem a praticar as modalidades nas quadras, nas pistas, nos tabuleiros e nas areias para a disputa da 39ª edição foi uma emoção indescritível. Nos tempos atuais, no entanto, é impossível deixar a solidariedade de lado, pois muitas famílias estão passando por dificuldades devido à pandemia. Foi assim que surgiu o Intersolidário.

E, numa disputa diferente, em que todos saíram ganhando, o Intersolidário contou com 18 colégios inscritos, que se empenharam na arrecadação de alimentos dentro da Campanha Mesa Brasil Sesc RJ. A ação aconteceu entre maio e julho, com arrecadação de 14 toneladas de suprimentos.

O Intersolidário contou pontos para a classificação geral do Inter 2021 e e as escolas deram show. Primeiro colocado, o o Santa Mônica Centro Educacional arrecadou 3,232 toneladas de alimento e faturou 20 pontos na classificação geral. Mais cinco escolas pontuaram em suas participações: Juan Antônio Samaranch (14 pontos); Cesc Suzano (12); Elite (10); Escola Municipal Cívico-Militar e Carioca (8); e Escola Nova (6).

O momento agora é de felicidade por tudo que foi feito e de curtir as festas de fim de ano. Os caminhos estão abertos, mas o tempo é curto. Que venha o Intercolegial 40 anos!

O Inter 2021 é uma realização do jornal O GLOBO em parceria com o Sesc RJ e produção da Abadai.

FOTO: Ari Gomes




Voltar