Disputa do basquete 3x3, neste sábado (28/9), no Sesc Ramos, apontará os campeões das três categorias da modalidade
Clique para ampliar

A palavra tédio não faz parte do dicionário nos fins de semana do 37° Intercolegial Sesc O GLOBO. A programação terá dose dupla neste sábado (28/9), com direito a coroação dos campeões do basquete 3x3, em disputa no Sesc Ramos, e seis jogos pelas semifinais do vôlei, no Sesc Tijuca. Domingo, mais seis partidas encerram as brigas pelas vagas nas seis finais do vôlei, no mesmo local.

Evento que reúne esporte, música, dança e entretenimento, o basquete 3x3 faz a alegria dos amantes da modalidade, pois permite o uso e o abuso da criatividade nos confrontos entre os trios, em meia quadra, e com apenas uma cesta. A categoria jovem mista é atração à parte por reunir meninos e meninas na mesma equipe. Em quadra, 39 equipes de 24 escolas brigarão pelos títulos das três categorias da modalidade.

As meninas do ADN Master, do Méier, defenderão o título da categoria livre e são favoritas absolutas para repetir a campanha vitoriosa do ano passado. Na livre masculina, o atual campeão é o Colégio Vasco da Gama, que fica em São Januário. O Gigante da Colina também está cotado para ganhar novamente. Atual campeão da jovem mista, o GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba, fecha a galeria de vencedores e de candidatos ao topo do basquete 3x3.

As disputas individuais de melhor arremesso (masculino e feminino) fecham as premiações da modalidade. Em 2018, o Loide Martha, de Caxias, ganhou entre as meninas. Já o Elpídio da Silva, de Padre Miguel, ficou com o ouro entre os rapazes.

Os finalistas do vôlei serão conhecidos após o fim de semana. Maior vencedor do ano passado, com dois títulos nas categorias sub-18 federadas, tanto masculina, como feminina, o Sistema Elite de Ensino, que também faturou uma prata (sub-18 não federada masculina) e ficou em quarto lugar com as meninas sub-18 não federadas, tem chances de ampliar seus domínios. A escola - inscrita por sua unidade da Tijuca -, marca presença em quatro semifinais nas seis categorias do vôlei: sub-18 não federada (masculina e feminina) e sub-18 federada (masculina e feminina).

O Garriga de Menezes já mostrou evolução em relação ao ano passado, quando chegou duas vezes em segundo lugar (sub-15 e sub-18 não federadas, ambas femininas) e uma em terceiro (sub-18 não federada masculina). O colégio de Jacarepaguá disputará quatro partidas nas brigas por vagas nas finais e é outro que desponta como candidato a conquistar o melhor desempenho na modalidade. Classificado para três semifinais em 2018, a escola mostrou crescimento e tentará avançar para quatro decisões nas categorias não federadas sub-15 (masculina e feminina) e sub-18 (masculina e feminina).

Cinco escolas se classificaram para duas semifinais, cada uma. Campeões de uma categoria, cada um, no ano passado, o Pedro II, inscrito pela Tijuca, e a Escola Nova, da Gávea, estão neste grupo e têm chances de ampliar seus domínios. O Loide Martha, de Caxias, o Notre Dame, inscrito por Ipanema, e o Colégio Militar, da Tijuca, completam os classificados em duas frentes.

Há muitos anos no topo do pódio, em pelo menos uma categoria, o MV1, mais uma escola inscrita pela Tijuca, defenderá o título sub-18 não federado masculino na semifinal contra o Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, da Ilha do Governador.





Voltar