Diretamente de Cabo Frio, Escola Municipal Professor Edilson Duarte participará do xadrez e do skate
Clique para ampliar

As escolas da rede pública que participam do Intercolegial são um capítulo à parte. Umas vivem realidades melhores e outras enfrentam muitos obstáculos. Professores, diretores e às vezes os próprios alunos fazem de tudo para participar. A professora de educação física Palmira Domingues é diretora da Escola Municipal Professor Edilson Duarte, de Cabo Frio.

Diretamente da Região dos Lagos, ela veio prestigiar o Congresso de Abertura do Inter 2021, quarta-feira passada (22/9) e iniciou a participação do colégio, que irá disputar o xadrez e o skate. Motivar e dar alegria aos alunos é o maior objetivo e Palmira garante que é facilmente alcançado em cada edição que a Edilson Duarte compete.

— Os alunos estão muito tempo afastados da escola. A gente retornou recentemente com todos os protocolos de segurança e dar a oportunidade de estar numa competição como o Intercolegial foi uma injeção de ânimo para eles. A turma fica muito feliz toda vez que a gente disputa a competição. Esse retorno tem sido maravilhoso para os nossos alunos — conta a diretora.

Com a autoridade de quem já conhece o Intercolegial há mais de 15 anos, a professora deixa claro que não espera reconhecimento de ninguém e sabe que nada cai do céu, mas sempre consegue uma maneira de obter apoio.

— É muito trabalhoso (participar do Intercolegial) porque esse trabalho não é muito valorizado. Mas a gente vem lutando há pouco mais de 16 anos, pois já fiz este trabalho com escolas do Estado, que eu trabalhei. A luta é pequeninha, vamos devagarinho. A gente chega lá. Sempre conseguimos ajuda. A secretaria de educação manda uma van para nosso transporte, tem a verba da merenda, as doações — explica Palmira, com a sensação de dever cumprido por atender a vontade da garotada com mais uma inscrição no Inter.

O 39° Intercolegial é uma realização do jornal O GLOBO em parceria com o Sesc RJ e produção da Abadai.





Voltar