De pernas de pau na apresentação do GEO Samaranch, Maria Eduarda e Giovanna mostram desenvoltura na Arena Carioca 1
Clique para ampliar

O tradicional bonde de Santa Teresa e as pernas de pau são características marcantes nas apresentações do GEO Juan Samaranch no Desfile de Abertura do Intercolegial. A escola fez bonito na Arena Carioca 1 e ficou em segundo lugar na disputa de melhor desfile, cujo tema foi “Sesc Intercolegial 40 anos contribuindo para o futuro do esporte”.

Atleta de vôlei do Flamengo, Maria Eduarda Sol tem 14 anos e já mede 1,80. Ela mostrou habilidade com as pernas de pau, ao lado de Giovana Cintas, e viveu uma experiência diferente no Parque Olímpico.

— Disputei o campeonato brasileiro de vôlei pelo GEO Samaranch aqui na Arena Carioca, mas é a primeira vez que participo do Desfile de Abertura. É uma experiência única e também será minha última vez, porque estou no nono ano do fundamental (a escola da rede pública de Santa Teresa não tem ensino médio) — conta Sol, como é conhecida, feliz com o resultado dos preparativos:

— Resolvemos tudo em duas semanas, foi tudo muito corrido e é gratificante chegar com tudo pronto. A mobilização da escola foi muito grande. Todo mundo ficou muito tempo na escola fazendo tudo, juntando, cortando, dobrando, muitas coisas...

Acostumada a disputar competições, Sol não tem dúvidas de que é muito mais difícil se apresentar e tentar o título no Desfile do que jogar pelo Flamengo ou pelo GEO Samaranh. A adolescente acrescentou que muita coisa estava em jogo no primeiro dia do Intercolegial 40 anos.

— Estou mais nervosa, muito ansiosa porque é a primeira vez de todo mundo. Estamos na esperança de ganhar, mas se ficarmos em segundo lugar, já vamos ficar felizes porque foi muito difícil conseguir arrumar tudo de uma hora para outra. Vai na costureira, volta, pinta, arranca troço, pega...

Quem assistiu o Desfile jamais pensaria que Sol até bem pouco tempo nunca havia andado de perna de pau. A personalidade foi fator decisivo para decidir encarar o desafio, além de uma ajudinha da amiga.

— Nossa professora Bianca foi nas salas perguntando quem estava interessado para participar e a Giovana se ofereceu. Eu falei “eu acho que eu sei” e tentei. Começamos a andar e treinar na pista de atletismo da escola. Comecei do zero, andei no máximo cinco dias.

E se pudesse entrar em quadra com as pernas de pau? Ela ri e responde de bate pronto:

— No vôlei seria fácil!

O 40° Intercolegial é uma realização do jornal O GLOBO em parceria com o Sesc RJ e produção da Abadai, com apoio da Secretaria Especial do Esporte.
Na foto abaixo, Maria Eduarda (à esquerda) e Giovanna.

FOTOS: Ari Gomes




Voltar