Congresso Técnico do Desafio de Xadrez Online está marcado para hoje, terça-feira (23/6), às 16h
Clique para ampliar

Em épocas praticamente inéditas, de isolamento social, em razão da pandemia do novo coronavírus, alentos são necessários para aguentar o tranco. Pensando nisso, o Desafio de Xadrez Online do Intercolegial Sesc/O GLOBO foi projetado para que os alunos possam ter contato com o gostinho de competir. O torneio terá participação de três escolas e o primeiro compromisso será o Congresso Técnico, marcado para hoje (23/6), às 16h, via Skype.

No encontro virtual, serão definidos as partidas do desafio, que será disputado em três dias: sábado (27/6), com início às 11h, segunda e terça (29 e 30/6), ambos começando às 16h.

No sistema de disputa as três escolas se enfrentarão. Os participantes são a Escola Municipal GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba, a Escola Municipal GEO Nélson Prudêncio, da Ilha do Governador, e o Loide Martha, de Caxias.

O torneio será emparceirado no formato de Sistema Schuring, no programa Swiss Manager, em três rodadas com todas as equipes se defrontando, num só dia. O (a) jogador (a) deverá estar conectado (a) a plataforma lichess.com e ao site Skype (com webcam e microfone obrigatórios), no momento de cada rodada. O ritmo de jogo será de 20 minutos e o professor será responsável pelo contato com a equipe organizadora da competição.

O programa de emparceiramento usado será o Swiss Manager e os emparceiramentos oficiais serão disponibilizados no Chess-Results (chess-results.com). O jogador está proibido de ter um telefone celular ou outros meios eletrônicos de comunicação além dos obrigatórios para o jogo (webcam e microfone), durante toda a partida.

As equipes dos três participantes serão compostas por quatro alunos (meninas ou meninos), cada uma, com um (a) participante de cada uma das quatro categorias: sub-18 livre masculina ou feminina; sub-18 não federada masculina ou feminina; sub-15 não federada masculina ou feminina; e sub-13 não federada masculina ou feminina.

A supervisão do Desafio de Xadrez Online será do coordenador de xadrez do Inter, o árbitro internacional Élcio Mourão, em parceria com Igor Mourão, árbitro auxiliar e Grande Mestre Nacional.

O 38° Intercolegial é apresentado pelo Sesc, realizado pelo jornal O GLOBO e produzido pela Abadai Eventos.





Voltar