Com uma festa de arrepiar, Desfile de Abertura dá início à maior competição entre estudantes do Brasil
Clique para ampliar

Rotina para milhares de estudantes ano após ano, o Intercolegial SESC O GLOBO está de volta. Muito mais do que uma competição esportiva, o Inter é uma experiência que os jovens levam para toda a vida. E o retorno não poderia ter sido melhor, com o tradicional Desfile de Abertura, realizado neste domingo (5/5), na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. Ausente na programação do ano passado, o evento marcou o início da 37ª edição dos jogos e teve como ponto alto o anúncio dos primeiros campeões do ano. O GEO Juan Antonio Samaranch, de Santa Teresa, segundo colocado geral em 2018, arrematou o prêmio de melhor desfile, na apresentação do tema "Educação do futuro", já o Santa Mônica Centro Educacional (SMCE), atual campeão, inscrito por Cascadura, faturou o primeiro lugar na disputa entre torcidas.

Se os favoritos fizeram o seu dever de casa e subiram ao lugar mais alto do pódio, o surpreendente Centro Educacional Camaradinha, de Nova Iguaçu, furou o bloqueio dos poderosos e abiscoitou o terceiro lugar no desfile. A prata ficou com o SMCE. Na disputa de torcidas, o GEO Félix Venerando, do Caju, foi o vice-campeão e o Samaranch ganhou o bronze.

Coube a jornalista Carol Barcellos, da TV Globo, o papel de mestre de cerimônias do evento, que lotou as arquibancadas da arena construída para as Olimpíadas de 2016. Professores, pais e, principalmente, alunos, não pararam de cantar e exaltar suas escolas com bandeiras, faixas e até chuva de papel picado. E a criatividade não ficou apenas nas torcidas. Dentro de quadra, as escolas deram um show em suas apresentações, buscando a vitória - que ficou com o campeão de 2017 - e a simpatia dos jurados.

A festa não parou por aí. Após o hino nacional, foi a hora de hastearem as bandeiras do Brasil, do Rio de Janeiro, do SESC e do Intercolegial. Depois, Regina Pinho, diretora regional do SESC, fez o seu discurso:

- O SESC apoia o Intercolegial com todo o prazer do mundo. Temos a missão de educar, assim como o Inter, que já está aí há 37 anos. O esporte é uma área do conhecimento humano que passa a coletividade, respeito, amizade e ética.

Após suas palavras, foi a vez de acender a chama olímpica, um dos momentos mais esperados do dia. Quem teve a incumbência foi a judoca Anna Karolina Belém, de 16 anos, do SMCE. Campeã brasileira, pan-americana e mundial escolar, ela recebeu a tocha das mãos de do campeão olímpico Giovane Gávio, ex-jogador e atual técnico do time masculino do SESC. Além dele, os jogadores Marcão, Tiago Barth e Alexandre Elias apareceram para prestigiar a festa. A ex-nadadora Patrícia Amorim, que atualmente é subsecretária do Legado Olímpico do Rio de Janeiro, também foi uma das presenças ilustres do dia. Ela, que participou da primeira edição da competição, foi convidada para hastear uma das bandeiras na solenidade.

A cerimônia também ficou marcada pelo alto nível dos shows. Primeiro foi a vez de Mariah Marini cantar com o apoio de dançarinos do Passinho. Vale lembra que a Batalha do Passinho é uma das modalidades estreantes em 2019. Para encerrar, a jovem cantora Malia agitou a galera, que foi a loucura no último show do dia, de Luccas Carlos, que cantou todos os seus hits.

O futsal será o primeiro esporte a ser disputado no Inter, no próximo sábado (11/5). Na sequência, vai rolar o basquete e o vôlei de praia, com suas fases classificatórias, além das finais da natação e do estreante Game Fifa 2019 serão as modalidades que apontarão seus campeões no Primeiro Festival de Finais, no dia 29 de junho, em local a ser definido.





Voltar