Com presenças ilustres e casa cheia, Desfile de Abertura dá início ao Intercolegial 35 anos, na Jeunesse Arena
Clique para ampliar

A temporada 2017 do Intercolegial está oficialmente aberta. Há mais de três décadas fomentando o esporte de alto nível para os jovens cariocas e do Estado do Rio, a 35ª edição da maior competição entre escolas do Brasil foi iniciada com o Desfile de Abertura, na Jeunesse Arena, no Parque Olímpico da Barra, na manhã de ontem. Apresentando o tema "Esporte é vida", as escolas promoveram uma verdadeira festa no Domingo de Páscoa. 

O GEO Juan Antônio Samaranch, de Santa Teresa, segue vivendo a glória do ano passado, quando conquistou o tricampeonato geral. O colégio mostrou uma bela apresentação, com muita criatividade e alegria, coreografias, bandeiras, faixas e muitas músicas, e acabou sendo o grande campeão do dia, vencendo os troféus de Melhor Desfile e Melhor Torcida. O Santa Mônica Centro Educacional, de Cascadura, ficou com o vice no Desfile e o terceiro lugar entre as torcidas. O GEO Félix Miéli Venerando, do Caju, que havia alcançado a primeira colocação nos dois critérios na abertura do ano passado, completou o pódio no Desfile e ficou com o segundo lugar de Melhor Torcida.

Um dos pontos altos da festa foi quando duas personalidades do vôlei brasileiro, os campeões olímpicos e treinadores Bernardinho, do Sesc Rio de Janeiro Feminino, e Geovani Gávio, do Sesc Rio de Janeiro Masculino, subiram ao palco para participar do protocolo de abertura. Em seguida, a dupla passou uma mensagem aos atletas.

– Esse projeto é fundamental para o desenvolvimento do esporte e para a vida desses jovens. Possibilitar a prática aos jovens e passar os valores do esporte é importante para a formação deles. Educação e esporte têm de andar juntos. O esporte na escola é fundamental, é um projeto que precisa ser desenvolvido no Brasil, porque não existe outra forma de ter um esporte de qualidade e pensar no nosso país como uma potência olímpica sem ter um esporte forte na escola. O Intercolegial é esse momento: eles vêm se provar, se testar... É fundamental que isso não seja só um sucesso hoje, mas se perenize. Disso depende o futuro do esporte brasileiro – afirmou Bernardinho. 

Geovani reforçou as palavras do colega. O ex-jogador, que participou de competições escolares durante a infância em Minas Gerais, falou com propriedade sobre o assunto e destacou importância de iniciativas como esta para o desenvolvimento do esporte brasileiro. 

– O entusiasmo que o esporte causa é muito bacana. Tem essa capacidade de motivar as pessoas, deixar elas mais alegres, melhorar a comunicação e o relacionamento... Independentemente de sair um campeão olímpico daqui, com certeza teremos jovens mais saudáveis, com bons hábitos, e que encontram tudo isso no esporte. Por isso temos de incentivar e criar oportunidades como essa. Educação e esporte têm de caminhar juntos e são importantíssimos para a nossa sociedade – acrescentou Geovani.

Outra grande atração do evento foi a Banda Oriente, que levou a garotada ao delírio. O grupo encerrou a festa com um show muito animado e botou todo mundo para dançar na Jeunesse Arena. 

Esporte mais popular do Intercolegial, o Futsal vai abrir os trabalhos desta 35ª edição. Nesta terça-feira (18/04), às 14h, será realizado o congresso técnico da modalidade no Sesc de Madureira, onde haverá divulgações da data e do local da primeira rodada. E nesta segunda-feira (19/04), no site do Intercolegial, será divulgada a relação dos colégios participantes, que segue os critérios da ordem de inscrição e participação no Desfile de Abertura. O Intercolegial 35 anos é uma realização do GLOBO, uma apresentação do Sesc, com apoio do Sportv e produção da Abadai Eventos.




Voltar