Com muito talento, Luis Augusto, de apenas 16 anos, já dá aulas de judô
Clique para ampliar

Aos 16 anos, o muso do judô já dá aulas do esporte. E ele tem talento para isso. No Intercolegial 35 anos, Luis Augusto Zareba, do Instituto Educacional Sarah Kubitschek, de Campo Grande, ficou com a prata na categoria livre federada masculina até 66 kg, em disputa no Jequiá Iate Clube, na Ilha do Governador.

Mesmo sem lamentar o resultado, o jovem garante que poderia ter conseguido o ouro. Um lance inesperado, porém, acabou tirando sua concentração na briga pelo primeiro lugar no pódio.

— Acabei tomando uma dedada no olho na final, mas está tranquilo, acontece. Atrapalhou um pouco, me confundi em alguns momentos. Mas eu também poderia ter atacado mais, ter dado o meu melhor um pouco mais. Agora o olho já tá um pouco melhor — conta o atleta que precisou de atendimento médico após a luta para tratar o olho machucado.

Atleta com a faixa marrom, ele ajuda o pai, Luis Gustavo, a manter uma academia de judô em Cosmos que leva o próprio nome da família — Dojô Zareba — e ensina o esporte para crianças a partir dos três anos. O pai, aliás, é também treinador do Luis e de seu irmão. E a família reunida no tatame tem seus pontos positivos e negativos.

— Treinar com o pai tem um pouco mais de cobrança. Ele cobra mais, mas isso é bom. Com um irmão é um pouco chato, porque é irmão, né? — disse, aos risos, Luis, acrescentando que o treino não termina escola e na academia:

— A gente fica conversando em casa, sempre tentando melhorar, aprofundar o conhecimento.

Na foto abaixo, Luis Augusto (à esquerda) posa com a bandeira do Instituto Educacional Sarah Kubitschek e a medalha de prata no peito.





Voltar