Com muito carisma, Emanuel Sol mostra amor pelo skate e estilo de vida totalmente voltado para seu esporte preferido
Clique para ampliar

A troca entre os competidores é marca registrada do skate. Os participantes do Intercolegial 2021 seguiram fielmente esta filosofia e era comum ver os skaters dando dicas uns aos outros sobre manobras e até professores de escolas orientando atletas de outros colégios na competição disputada na Vila Olímpica do Encantado. Emanuel Sol, do Sesi Tijuca, deu show na pista, conquistou o título da categoria sub-18 e também mostrou simpatia e gentileza. Além de estar no nome, o astro rei também aparecia desenhado no skate.

— Não é sobrenome. É nome composto: Emanuel Sol. Tento fazer minha marca com o meu nome. Tenho que aproveitar. Meu pai é maluco e me deu esse nome aí. E a gente tem que colocar isso aí mesmo: Sol. Eu acho maneiro — revela.

Sempre atento às voltas de seus "adversários", palavra nada usual no skate, Emanuel se empolgava a cada manobra mais difícil e batia com o skate no chão para homenagear os demais competidores, especialmente um de seus "concorrentes" diretos, Kayke da Penha, do Loide Martha, de Caxias. Na hora da sua apresentação, foi até o DJ e pediu a música Tenta Sorte, de seu primo, Dedek. Flips, noseblunt, 360° foram algumas manobras apresentadas por ele que praticamente nasceu sobre as quatro rodinhas.

— Eu sempre andei. Meu pai sempre me incentivou. Ele também sempre andou, desde a época das antigas. Aos dois anos de idade eu já estava em cima do skate, já ficava brincando e tal... e essa é minha vida. O skate é muito mais do que esporte. É arte, é tudo. Tudo que você vê dá para encaixar o skate de alguma forma — afirma, Emanuel, esbanjando amor pelo esporte em sua estreia nos Jogos entre estudantes mais tradicional do Brasil.

— É a primeira vez que participo do Intercolegial. Nas três edições anteriores não consegui porque não tinha um colégio que me incentivasse. Eu era da rede pública e não tinha um professor para resolver a burocracia. Agora que estou no Sesi Tijuca posso participar e me amarrei, maior vibe. É diferente dos eventos de skate que estamos acostumados, mas esse formato é muito legal, a rapaziada mostrou um nível bom.

Na disputa pelo título da categoria sub-18, o jovem de 17 anos teve um velho conhecido pela frente e o duelo com João Suisso foi um dos pontos altos do skate do Inter 2021. Durante as apresentações que apontaram Emanuel como vencedor, no entanto, o que se viu foi torcida mútua entre os dois, que também incentivavam todos os participantes.

— É maneiro. Suissinho desde sempre está tendo o que o pessoal fala que é rivalidade, mas isso é que é o skate: ter essa pessoa melhor que você para você ter essa vontade de evoluir. Tenho essa imagem do Suissinho para mim. Ele é um amigo — garante. — A gente bate palma quando o adversário acerta. O adversário, entre aspas. Porque é todo mundo amigo — completa.

FOTOS: Ari Gomes




Voltar