Com mais de seis meses de duração e disputas de 13 modalidades, Inter 2019 tem participação de mais de oito mil atletas de 210 escolas
Clique para ampliar

Foram mais de seis meses, desde o Desfile de Abertura, no dia 5 de maio, passando pelos dois Festivais e disputa de 13 modalidades. O 37° Intercolegial Sesc O GLOBO voltou a proporcionar experiências inesquecíveis para a vida dos 8138 atletas inscritos pelas 210 escolas participantes no maior evento esportivo entre estudantes do Brasil. No fim, o Santa Mônica Centro Educacional levantou o troféu de campeão pela terceira vez seguida, chegando a seu quinto título geral.

Os primeiros campeões foram conhecidos logo no pontapé inicial do Inter 2019, dado com a realização do Desfile de Abertura, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. O GEO Juan Antonio Samaranch, de Santa Teresa, arrematou o prêmio de melhor desfile, enquanto o Santa Mônica Centro Educacional (SMCE), inscrito por Cascadura, deu a largada para o pentacampeonato geral e faturou o primeiro lugar na disputa entre torcidas.

Se os favoritos fizeram o seu dever de casa e subiram ao lugar mais alto do pódio logo no primeiro dia da competição, o surpreendente Cesc Camaradinha, de Nova Iguaçu, furou o bloqueio dos poderosos e chegou em terceiro lugar no desfile. A prata ficou com o SMCE. Na disputa de torcidas, o GEO Félix Venerando, do Caju, foi o vice-campeão e o Samaranch ganhou o bronze.

O futsal abriu as disputas esportivas, seguido pelo basquete, ambos ainda em maio. Os campeões destas modalidades foram conhecidos no primeiro Festival de Finais do 37° Intercolegial Sesc O GLOBO, que aconteceu no dia 6 de julho, no Parque Olímpico de Deodoro. No evento, que fechou o primeiro semestre, também houve as disputas da natação e do estreante Games FIFA.

Após as férias de julho, o vôlei reabriu a competição no dia 10 de agosto. Logo depois, foi a vez do handebol entrar em quadra. Como já é tradição, o segundo semestre foi mais agitado e a disputa do xadrez esquentou ainda mais a temporada, com 520 enxadristas de 44 escolas, no dia 31 de agosto, realizada na unidade de Cascadura do Santa Mônica Centro Educacional.

A sequência do Inter 2019 foi com o judô, dia 14/9, que teve presença de quase 700 atletas de 55 escolas na Arena Carioca 1. No fim de setembro (28), o basquete 3x3 apontou seus campeões, no ginásio do Sesc Ramos. Sediado no Sesc Nova Iguaçu, o vôlei de praia foi a décima modalidade, no dia 19 de outubro.

Uma multidão participou do encerramento do 37° Intercolegial Sesc O GLOBO, no segundo Festival de Finais, que repetiu a primeira edição e foi realizado no Parque Olímpico de Deodoro. Foi mais um dia histórico nos 37 anos da competição. No evento, além das finais do futsal e do vôlei, também houve a Batalha do Passinho, segunda modalidade estreante em 2019, e as disputas de skate e atletismo.

Vale ressaltar que o Intercolegial aproveita amplamente o legado da Rio 2016. A Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, e o Parque Olímpico de Deodoro foram palco de grandes eventos e, obviamente, de competições, como o judô. E no ano que vem, a programação estará novamente atenta às Olimpíadas de 2020, em Tóquio, capital do Japão.

Sempre em busca de melhorar a cada ano, a organização do Intercolegial realizou a Reunião de Avaliação, dia 19 de novembro passado, no Sesc Madureira. As inclusões do FIFA e da Batalha do Passinho seguiram a mesma tendência do skate, incorporado há três anos, de se atualizar e estar sempre antenado com as novidades da garotada. O caminho para 2020 está aberto. Que venha o 38° Intercolegial!

O 37° Intercolegial é apresentado pelo Sesc, realizado pelo jornal O GLOBO e produzido pela Abadai Eventos.





Voltar