Com início neste sábado (11), em São Gonçalo, Intersolidário é a oitava modalidade do Intercolegial 40 anos
Clique para ampliar

O Intercolegial é o casamento perfeito entre esporte e educação. Em tempos de pandemia, muitas famílias ficaram fragilizadas e o espírito de colaboração e ajuda se tornou essencial. Foi assim que surgiu o Intersolidário, em 2020, que fortaleceu ainda mais o papel social dos Jogos entre estudantes mais tradicionais do Brasil. E, para reforçar sua importância, o Intersolidário se tornou a oitava modalidade do Inter 40 anos.

Todas as escolas inscritas nos Jogos estão aptas a participar, mesmo que não vá disputar a modalidade na qual estarão sendo arrecadados os alimentos. Quem doar mais donativos leva o troféu de campeão, mas vale ressaltar que nesta competição não existe perdedor. O pontapé inicial da ação está marcado para as finais do futsal, no próximo sábado (11), a partir das 9h, no Colégio Odete São Paio, em São Gonçalo. Haverá coleta em todas as finais da modalidade. A segunda oportunidade para as doações será no dia 25 de junho, no skate.

Para participar, basta levar produtos não perecíveis ao local das decisões e entregá-los no posto que será montado pela organização do Intercolegial. Uma equipe credenciada receberá os alimentos e vai aferir as quantidades. No fim do Intercolegial 40 anos, os oito primeiros colocados marcarão pontos na classificação geral. O vencedor somará 20 pontos, o vice-campeão, 18, o terceiro, 16, o quarto, 14, e assim por diante.

Em sua primeira edição, realizada em 2020, quando o medo e as incertezas em relação à covid-19 ainda eram enormes, sem vacinação e com aulas remotas, as escolas arrecadaram quatro toneladas de alimentos. Participaram o GEO Juan Antonio Samaranch, o Cesc Camaradinha, o Centro Educacional Recriando, o Colégio Hermann, o Centro Educacional Chambarelli, a Escola Camões-Pinochio e o campeão Sistema Elite de Ensino.

Com as aulas presenciais inviabilizadas na época, o Elite, inscrito pela unidade da Tijuca, precisou contar com a colaboração de professores, alunos e responsáveis para unir esforços em poucos dias. A mobilização valeu a pena e a escola arrecadou sozinha 2,3 toneladas de doações.

O Intersolidário, realizado pelo jornal O GLOBO e apresentado pelo Sesc, dentro do programa Mesa Brasil Sesc RJ, continuou no ano passado e teve crescimento bastante acentuado com 14 toneladas recolhidas. Com a volta dos jogos presenciais, a ação contou pontos para a classificação geral do Intercolegial 2021.

Desta vez o título do Intersolidário ficou com o Santa Mônica Centro Educacional, que arrecadou 3.232 toneladas e faturou 20 pontos. As escolas deram um show na disputa solidária realizada entre maio e julho do ano passado. Com poucos quilos a mais, a Escola Camões Pinochio ficou em segundo lugar, com 18 pontos, seguida muito de perto pelo Instituto Loide Martha, em terceiro, com 16.

Mais cinco escolas pontuaram em suas participações no Intersolidário: GEO Juan Samaranch (14 pontos); Cesc Suzano Costa (12); Elite Rede de Ensino (10); Escola Municipal Cívico-Militar e Carioca (8); e Escola Nova Gávea (6).

FOTO: Marcelo de Jesus (O GLOBO)




Voltar