Com dois títulos, Loide Martha, de Caxias, é o maior vencedor do futsal no 37° Intercolegial Sesc O GLOBO
Clique para ampliar

Uma das atrações mais procuradas pelo público no Festival Inter/Grandes Finais, as decisões do futsal agitaram a Arena da Juventude, no Parque Olímpico de Deodoro, com cinco duelos de alto nível técnico e muita rivalidade dentro das quatro linhas. O Loide Martha, de Caxias, saiu  como o maior vencedor do dia, com dois troféus de primeiro lugar na bagagem. Os demais campeões foram o Seice, o CEL, o Sistema Elite de Ensino e o CEM Itaguaí.

Os títulos do Loide Martha deram continuidade a um longo domínio da Baixada no futsal feminino. E foram justamente as meninas sub-18 não federadas que protagonizaram o maior placar de toda a rodada decisiva. Mostrando um ataque preciso e muita segurança na defesa, a equipe de Caxias bateu por 7 a 0 o Sistema Elite, inscrito pela unidade da Tijuca. 

A nota triste ficou por conta do comportamento do técnico do Odete São Paio, de São Gonçalo, na disputa da categoria sub-15 não federada feminina. Numa das partidas mais equilibradas do dia, o Loide Martha perdia por 3 a 2 e teve um pênalti a favor no fim da partida. O técnico do Odete não concordou com a marcação e retirou o time de quadra, apesar dos apelos de suas jogadoras, que queriam prosseguir o jogo.

Pelas regras do futsal, o placar foi invertido. Além disso, a escola não recebeu o troféu e as atletas não ganharam suas medalhas de prata. A comissão de disciplina do Inter 2019 vai analisar uma possível punição para o colégio.

O Loide Martha, que não tem nada a ver com isso, comemorou bastante as duas conquistas. O excelente desempenho, por sinal, coroou um longo trabalho da escola no futsal, executado pela dupla de professoras, formada por Thaissan Passos e sua ex-atleta Lorraine.

- A gente merece esse título há muito tempo. Eu estou, aos poucos, passando a bola pra Lorraine. Ela saiu sem conseguir um título como atleta, mas volta como treinadora e já ganhando título. São sete anos de trabalho no Loide, seis, disputando finais. A gente esperou muito esse momento chegar. Isso é trabalho, de longo e médio prazo - conta Thaissan, aproveitando para agradecer o respaldo para disputar o futsal:

- Temos todo o apoio da escola e essas meninas batalharam muito por essa conquista. Chegou a nossa vez. Todo mundo que trabalha tem uma chance.  A importância do esporte é a formação do ser humano. Tenho que agradecer muito a escola, que por muitos e muitos anos vem apoiando a gente. 

Por outro lado, a felicidade de Lorraine não cabia em sua expressão e muito menos nas palavras ditas ainda sob o calor da grande conquista.

- É muito diferente você estar em quadra jogando e depois, comandando. Eu comecei jogando, saí do Loide sem ganhar título e estou retornando como treinadora, ganhando título. Só tenho que agradecer a todos que acreditaram em mim, a escola, as meninas. Quando a gente trabalha a gente consegue. E eu digo muito pra elas que a vontade supera a técnica. Elas tiveram vontade e a gente chegou - comemora.

Dois títulos do futsal foram definidos nas cobranças de pênaltis. A decisão sub-18 federada masculina teve como ponto alto o excelente nível técnico das equipes. Melhor para o CEL, do Jardim Botânico, que voltou a ser campeão no Intercolegial após longo período. Depois do empate em três gols, a escola da Zona Sul bateu por 5 a 4 o Percepção, de Irajá, e não economizou na festa.

Já o Seice, de Caxias, não deu brechas à Escola Municipal França, de Quintino, considerada a grande surpresa da modalidade, em 2019. A vitória por 6 a 5 nas penalidades tirou a teima da igualdade em 2 a 2 e rendeu mais um título para a Baixada, o terceiro de Caxias.

Conhecido por trabalhos de muita qualidade, o CEM Itaguaí beliscou o primeiro lugar no pódio sub-18 não federado masculino. Os meninos da escola do interior do Estado do Rio ganharam por 3 a 2 o Cesc Camaradinha, de Nova Iguaçu, e tiraram o bicampeonato dos rivais.

Para fechar, as meninas do Sistema Elite aplicaram a segunda goleada do dia e bateram por 7 a 2 o Elpídio da Silva, de Padre Miguel, confirmando o favoritismo na categoria sub-18 federada.






Voltar