Com boa adesão das escolas, primeiros trabalhos do Intercolegial 40 anos têm início com o Congresso de Abertura, no Sesc Madureira
Clique para ampliar

O capítulo dos 40 anos do Intercolegial começou a ser escrito nesta quarta-feira (4/5), com o Congresso de Abertura, realizado no auditório do Sesc Madureira. Diante de 55 representantes de um total de 85 escolas inscritas, o diretor geral dos Jogos, Roberto Garofalo, e o coordenador técnico, Sergio Freitas, deram as boas-vindas aos participantes e agradeceram pela longa parceria. Após três anos, a normalidade aos poucos está de volta e foi possível perceber nas expressões de todos a alegria de estar juntos outra vez.

As palavras de Garofalo deram início a mais uma temporada de muita disputa entre as escolas e o fortalecimento da parceria com os professores presentes tiveram atenção especial. O diretor ressaltou que o encontro é fundamental para uma boa participação no Inter, uma espécie de bússola para orientar os colégios desde o primeiro dia de competição até a última modalidade.

— O Congresso é importante porque os professores tomam conhecimento de todo desenvolvimento do Inter. Quem falta, acaba ficando perdido durante o ano para atender as necessidades de seu colégio. Além disso, os professores tomam conhecimento de todo o Desfile de Abertura, um momento importante que conta pontos para a classificação geral, em termos de apresentação de tema e de torcida. Conseguimos cumprir, os colégios aderiram e foi uma bela abertura — garante, alertando que as escolas não terão moleza para apresentar o tema “Sesc Intercolegial 40 anos contribuindo para o futuro do esporte”:

— O tema é difícil porque é amplo e vai dar trabalho, mas o Inter não é uma competição fácil, nem na quadra e nem no Desfile.

Após a edição do ano passado, a expectativa tomou conta para o Intercolegial 40 anos. Mesmo destacando a força da competição mais tradicional entre estudantes do Brasil, Garofalo não escondeu que a ausência de algumas modalidades deixam professores e alunos de fora, mas acrescentou que ainda há chances de inclusão de modalidades:

— Começamos com seis esportes, depois conseguimos incluir o vôlei de praia, estamos negociando as entradas da natação e do judô e acredito que outros esportes ainda podem entrar, durante o ano. O mais importante é que estamos juntos nos 40 anos do Intercolegial, uma marca muito significativa. Estou nestes 40 anos e acredito que alguns professores estão acompanhando desde o início também ou quase isso. A nossa união é o principal.

Um dos assuntos mais relevantes foi a liberação da presença dos professores nas apresentações da escola no Desfile de Abertura, marcado para o dia 14 de maio, às 10h, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra. Assim, eles poderão auxiliar os alunos, mostrando, por exemplo, onde estão os jurados. Os professores terão de montar um esquema, pois não será permitido levar mochilas ou bolsas.

A apresentação do comprovante de vacinação será exigido nas disputas das sete modalidades, independentemente da política adotada pelos poderes públicos. No Desfile de Abertura, no entanto, não será necessário apresentar o documento.

O 40° Intercolegial é uma realização do jornal O GLOBO em parceria com o Sesc RJ e produção da Abadai, com apoio da Secretaria Especial do Esporte.

FOTO: Ari Gomes




Voltar