Com apenas 12 anos, Eduardo belisca medalha de prata na categoria sub-15 não federada do xadrez
Clique para ampliar

Em disputa na unidade de Madureira do Santa Mônica Centro Educacional, o xadrez reuniu o maior número de participantes até agora no Intercolegial 2021, com todos os cuidados à saúde e seguindo à risca o protocolo sanitário. Entre as centenas de pessoas, o pequeno Eduardo Rodrigues, de apenas 12 anos, chamava atenção a cada rodada de partidas. Jogando contra adversários da categoria até 15 anos, o aluno do Colégio Teresiano, da Gávea, beliscou a medalha de prata sub-15 não federada.

Sempre ao lado do técnico Ramaton Ramos, Eduardo pouco falou à reportagem do site oficial do Inter. A timidez característica contrastava com o desempenho nos tabuleiros. Nas respostas, ele se mostrou feliz por ter participado e satisfeito com a sua colocação.

— Eu gostei de jogar no Inter e quero jogar mais vezes. O que mais gostei foi de jogar. Os adversários eram bons e foi tranquilo jogar contra os mais velhos O máximo foi um de 14 anos mas foi tudo bem. Ficar em segundo lugar está bom e quero ganhar ano que vem — conta o menino, que joga xadrez há dois anos.

Sem muitas presenças nas edições do Inter, o Teresiano disputou apenas do xadrez. Satisfeito com a evolução de seu aluno, o professor Ramaton achou importante participar de um torneio de nível técnico elevado e considerou o rendimento altamente positivo.

— Foi uma inscrição avulsa, o Eduardo é meu aluno de xadrez desde o início do ano. A iniciativa de participar foi natural, dado o desenvolvimento dele na modalidade. Não sou professor do Teresiano, mas vim acompanhá-lo para estar aqui com ele nesse momento importante — diz Ramaton, aliviado pela volta dos campeonatos presenciais, ao comentar como Eduardo enfrentou a pandemia:

— Como a maioria dos competidores não teve muito evento físico. Foi online. E a gente observou durante a disputa das partidas que muitos atletas não tinham a prática do xadrez presencial, mas ainda assim foi uma competição linda, bonita de se ver.

O 39° Intercolegial é uma realização do jornal O GLOBO em parceria com o Sesc RJ e produção da Abadai.

Na foto abaixo, Eduardo entrega a medalha de prata ao técnico Ramaton.

FOTOS: Ari Gomes




Voltar