Colégio Estadual Professor Antônio Maria Teixeira Filho trata xadrez como filosofia de vida
Clique para ampliar

O Xadrez pode ser encarado de diferentes formas. Como um esporte, um hobby, um passa tempo ou simplesmente um jogo. No Colégio Estadual Professor Antônio Maria Teixeira Filho, no Leblon, no entanto, a modalidade é tratada como uma filosofia de vida. Tudo isso acontece graças ao trabalho do professor Israel Washington, há mais de 20 anos na escola. Para conseguir cativar os alunos, o mestre mostra que o Xadrez está presente em tudo na vida. 

“O Xadrez é um mundo onde vivemos e podemos construir toda nossa vida. O movimento das peças é o nosso movimento na vida. É a procura de um emprego, é a estratégia que usamos para chegar aos nossos sonhos, desejos e objetivos”, destacou.

Muitas vezes, o Xadrez acaba sendo preterido por jovens que preferem disputar outros esportes mais coletivos, como futebol e vôlei, por exemplo. O segredo de Israel para fazer com que eles tenham interesse em se tornarem enxadristas é destacar que as modalidades podem estar relacionadas.

“O interesse vem pela competição. Tento levá-los a entender que o Xadrez pode ajudá-los em outras atividades em suas vidas. O basquete é um grande xadrez, o vôlei, o futebol... Esportes coletivos de bola que exigem uma estratégia”, afirmou.

Nesta 34ª edição do Intercolegial, o Colégio Estadual Professor Antônio Maria Teixeira Filho não conseguiu chegar ao pódio em nenhuma das categorias que disputou, mas o que fica é a lição de vida passada através do Xadrez.





Voltar