Cinco mil pessoas curtem por mais de dez horas o segundo Festival do 37º Intercolegial Sesc O Globo
Clique para ampliar

O encerramento Inter 2019 entrou para a história. O segundo Festival do 37º Intercolegial Sesc O GLOBO fechou de forma espetacular mais uma temporada da maior competição entre estudantes do Brasil, durante feriadão de 15 de novembro, sexta-feira, no Parque Olímpico de Deodoro. Foram mais de dez horas de muito lazer, com direito a show impecável da Banda Onze:20, gastronomia de qualidade nos food trucks e, como sempre, disputas esportivas de tirar o fôlego. Cerca de cinco mil pessoas desfrutaram as atrações e se emocionaram com as finais do handebol, vôlei, atletismo e skate. Além de tudo isso, o Palco Sesc apresentou a grande novidade do dia: A Batalha do Passinho, que já chegou causando e caiu nas graças do público. 

Até a chuva colaborou, tirando uma ou outra paralisação no atletismo e no skate. O clima de festa e a felicidade estampada no rosto de cada um que testemunhou o festival era a prova viva de mais uma iniciativa histórica do Inter. Enquanto os atletas suavam em busca dos objetivos, os pais e os demais torcedores vibravam e apoiavam nas arquibancadas, que ficaram lotadas.

Presença ilustre entre os familiares, a repórter Susana Naspolini, do RJTV, vibrou e se emocionou ao apoiar a filha Julia, que faturou a medalha de outro pela Escola Nova, da Gávea. Muito feliz — e ainda um tanto nervosa após a decisão — Susana elogiou bastante a organização do Intercolegial, afirmando que essa competição é muito importante para o desenvolvimento dos alunos, não só no aspecto esportivo, mas para a vida.

— Esse campeonato é muito bom. Muito bem organizado. Claro que não é profissional, mas tem statuts, um respeito muito importante no meio colegial. Essas meninas vão comemorar o fim de semana inteiro — ressalta Susana Naspolini.

Quem também destacou a força do Intercolegial no cenário nacional foi Ruy Gonçalves, professor do Santa Mônica Centro Educacional e membro da comissão técnica do Brasil no handebol sub-20 feminino.

— O Intercolegial foi, é e sempre será a principal competição entre escolas do Rio de Janeiro. É uma competição falada no resto do Brasil. Eu sou auxiliar-técnico da Seleção Brasileira Sub-20 Feminina, e todos os colegas dos outros estados sabem o que acontece aqui. Até porque sempre estou falando e postando as coisas. E eles lamentam muito porque no estado deles não existe uma competição entre estudantes como aqui. O Intercolegial abriu um novo ramo na educação física, que é o ramo dos técnicos. Isso não existia antes e o Intercolegial proporcionou que os colégios pudessem abrir este mercado de trabalho no esporte de competição — conta.

Logo pela manhã, a Arena da Juventude começou a receber as finais do handebol e do vôlei. Foram 12 duelos de arrepiar a animada torcida, que fez muito barulho e apoiou sua respectiva escola. Enquanto isso, na moderna pista de atletismo, houve muita quebra de recorde nas finais da modalidade, que contou com mais de 1100 atletas.

Já na área externa, o esporte radical empolgou a galera com a disputa do skate, que marcou presença pela terceira vez no Inter. Também no lado de fora, quem sentia fome podia se dar o luxo de fazer aquela boquinha nas variadas opções de food trucks. Tinha até comida árabe e sorvete. Além disso, quem quisesse fazer um registro bacana do dia, contava com a foto-cabine para fazer uma foto e guardar como lembrança de um grande dia.

Um dos pontos mais animados do dia foi o show da Onze20, banda de reggae formada em Juiz de Fora (MG) e sucesso em todo o Brasil. Antes do grupo subir ao Palco Sesc, o apresentador do SporTV, Lucas Guitiérrez conduziu a escolha da musa e do muso do Intercolegial 2019 — um momento sempre muito aguardado pela garotada. As beldades eleitas foram Marcos Vinícius da Silva, nadador do GEO Doutor Sócrates, de Guaratiba, e Wulliana Soares Pereira, da equipe de atletismo da Escola Municipal Professor Edilson Duarte, de Cabo Frio.

A estreia da Batalha do Passinho rolou na sequência da coroação dos musos, arrebatando os corações e prendendo a atenção do enorme público, com verdadeiros talentos em ação. A nova modalidade chegou arrasando, foi mais um momento lindo da festa e pelo sucesso tem tudo para entrar de vez na programação do Inter.

O segundo Festival do Intercolegial Sesc O GLOBO seguiu fielmente a filosofia da competição num congraçamento memorável — uma experiência marcante — que levará, acima de tudo, os valoreis sociais do esporte para toda a vida.

O 37° Intercolegial é apresentado pelo Sesc, realizado pelo jornal O GLOBO e produzido pela Abadai Eventos.

CRÉDITO DAS FOTOS:
Acima — Marcelinho
Abaixo e capa — Fabio Cordeiro





Voltar