Charmosa, Isabelle rouba a cena no xadrez, disputado no Santa Mônica Centro Educacional
Clique para ampliar

Isabelle de Menezes foi o centro das atenções entre os competidores que disputaram o xadrez do Intercolegial 2018, no ginásio Santa Mônica Centro Educacional, na unidade da Freguesia, em Jacarepaguá. Aluna do primeiro ano do colégio que sediou a competição, ela virou enxadrista há apenas dois anos. A bela jovem, porém, quer se dedicar mais ao esporte.

— Eu estudava no GEO Doutor Sócrates e, lá, assisti a uma partida de xadrez. Gostei na hora, me identifiquei com este esporte, mas achei que fosse difícil para aprender. Comecei a me dedicar e aprendi. Agora vou em frente — garante Isabelle que tem 15 anos e terminou em décimo lugar entre 40 participantes na categoria sub-15 não federada.

Em 2016, Isabelle ficou em segundo lugar no Intercolegial e no mesmo ano também foi vice-campeã estadual da competição organizada pela Federação de Xadrez do Estado do Rio (Fexerj). O objetivo da enxadrista é continuar disputando competições, mas ela também arranja um tempinho para que outros aprendam a mover peões, bispos, torres, cavalos, rei e rainha.

— Estou ensinado ao meu namorado, mas ele perde de mim o tempo todo — contou Isabelle, rindo.

Além do xadrez, a jovem quer terminar o ensino médio para cursar Farmácia na faculdade e iniciar uma profissão pela qual diz ter muita afinidade.

— Gosto de exatas, mas acho que vou para Farmácia mesmo porque adoro Química. Quero manipular produtos — encerra a pequena, musa do xadrez do Intercolegial 2018.





Voltar